A Polícia Federal do Brasil participou na quinta-feira (25/11) da cerimônia de encerramento da 28ª fase da Operação Nova Aliança, em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Estiveram presentes no evento o Diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Luiz Flávio Zampronha e Ministra da Secretaria Antidrogas do Paraguai, Zully Rolón.
Nos últimos sete anos, graças aos esforços conjuntos entre os dois países, o narcotráfico internacional sofreu perdas de 1.1 bilhão de dólares.
A Operação Nova Aliança retirou de circulação 6 mil toneladas de maconha. Para se ter uma ideia do tamanho da apreensão, dados da UNODC mostram que as apreensões de maconha em todo o mundo somam 7 mil toneladas.
As autoridades paraguaias e brasileiras inauguraram a nova base de Mbarete de combate ao crime organizado, com o descerramento da placa comemorativa dos 7 anos de cooperação interinstitucional entre a Polícia Federal brasileira e a SENAD/Paraguai.. O centro é um novo marco estratégico na luta conjunta contra o crime organizado. Também foi inaugurada a Direção de Inteligência Estratégica em Pedro Juan Caballero/PY.