A Polícia Federal fez, ontem (26), a segunda apreensão de dinheiro falso em Mato Grosso do Sul em menos de uma semana. De acordo com a PF, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão contra crime de falsificação de moeda em Três Lagoas (MS).
A investigação teve início quando uma pessoa adquiriu, em um estabelecimento comercial da cidade da costa leste do Estado, sapatos com notas falsas dentro. A ação foi filmada e a análise pericial confirmou que se trava de moeda falsificada.
Além disso, durante os mandados de busca e apreensão foi encontrada uma quantidade de cocaína e realizada, então, a prisão em flagrante do detentor da droga. De acordo com a PF, as investigações ainda estão em curso, com objetivo de identificar outras pessoas que também podem estar envolvidas no esquema criminoso.
No dia 20 de junho, na cidade de Itaquiraí (MS), a PF prendeu em flagrante um homem pelo mesmo crime, sendo que ele estava com 10 notas de R$ 100,00 falsificadas. Os policiais federais deslocaram-se até a cidade após receber uma denúncia anônima e interceptaram as notas falsificadas logo após entrega de encomenda realizada pelos Correios.
A PF informou que, diante do flagrante, o indivíduo foi levado à Delegacia de Polícia Federal em Naviraí para lavratura do auto de prisão. De acordo com o Banco Central do Brasil, por mais que uma cópia seja boa, ela nunca tem a mesma qualidade que uma original.
A falsificação de dinheiro é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa-fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.