Pesquisa de intenções de votos para prefeito de Ponta Porã (MS), divulgada nesta quinta-feira (3) pelo Instituto London, aponta o candidato do Podemos, Álvaro Soares, como o novo líder.
De acordo com o levantamento estimulado, Álvaro Soares está na frente, com 31,33% das intenções de votos, seguido pelo atual prefeito Eduardo Campos (PSDB), com 25,67%, pelo Pompilio Júnior (PL), com 18,67%, e Carlos Bernardo (PDT), com 16,33%, enquanto 6,83% dos entrevistados estão indecisos.
Segundo a análise dos cientistas políticos, Álvaro Soares disparou após debate realizado na TV Morena (afiliada da Rede Globo) no último sábado (22), quando o antigo líder das pesquisas, o prefeito Eduardo Campos, não compareceu.
Além disso, Pompilio Jr, mesmo estando na emissora para o embate de propostas, acabou desistindo de participar quando viu os outros dois concorrentes entrando na emissora. Tudo indica que o eleitor não viu com bons olhos a postura de Eduardo Campos e Pompilio Jr.
Para piorar, Pompilio Jr. teria soltado na cidade uma pesquisa realizada por um instituto paraguaio, o que não soou bem diante da população, inclusive, há um pedido de cassação do candidato do PL por se tratar de um “crime eleitoral”.
Os números indicam que o eleitor, provavelmente com receio de ver o voto perdido pela eventual cassação de Pompilio Jr., decidiu migrar para Álvaro Soares, que agora lidera com 31,33%.
Um fato interessante é o tempo de Álvaro Soares na mídia, tendo apenas 35 segundos no horário eleitoral, ao contrário de seus opositores, que trabalharam com o tempo bem maior, uma média de 3 minutos cada.
Em suas redes sociais, o novo líder mostra uma campanha pé no chão, com muitas reuniões e vídeos modestos, sem grandes produções. A pesquisa do Instituto London foi realizada junto a 600 eleitores, no período de 30 de setembro a 2 de outubro e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o nº 08996/2024.