Ao longo do dia de ontem (18), a Polícia Federal deflagrou a “Operação Licantropia” contra uma organização criminosa que recrutava mulheres jovens em Mato Grosso do Sul para atuar no tráfico de drogas.
A operação visou o tráfico de drogas no Aeroporto Internacional de Ponta Porã, onde três mandados de busca e apreensão e um de prisão foram cumpridos.
Conforme informado pela PF, a investigação começou em novembro do ano passado, quando uma mulher foi presa no Aeroporto de Ponta Porã, com destino a Campinas, carregando 20 quilos de cocaína em uma mala.
Ao longo da investigação, outras duas jovens foram presas com maconha nas bagagens e foi identificado que o modus operandi da organização era utilizá-las como “mulas” para o transporte do entorpecente.
Duas pistolas, um fuzil e um quilo de pasta base de cocaína foram apreendidos durante as buscas. Um homem foi preso por tráfico de drogas e organização criminosa, com pena que pode ultrapassar 20 anos de prisão.
O nome da operação faz referência ao gerente de tráfico da organização criminosa, que se utilizava dos apelidos “Tubarão” e “Tigrão”. “Licantropia” é relacionado a uma síndrome rara em que o indivíduo acredita que tem o poder de se transformar em um animal.