Operação denominada “viagem cancelada”, realizada de forma conjunta com participação da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS do Procon Municipal de Campo Grande – Procon/CG e da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor – Decon/MS, por solicitação da 43ª Promotoria de Justiçade Campo Grande, culminou coma suspensão dos serviços prestados pelo escritório de atendimento da Uber do Brasil Tecnologia Ltda, localizada no Shopping Pátio Central de Campo Grande.
O que motivou a suspensão das atividades administrativas da UBER, pelos órgãos de proteção do consumidor foi a constatação de irregularidades, tais como a ocorrência de interrupção de viagens por iniciativa do motorista que tem sido causa constante de denúncias de consumidores, inexistência de Alvará de Localização e Funcionamento bem como ausência de informações claras aos consumidores. Na realidade, o escritório funciona com fim específico de atender aos motoristas credenciados ou a procura de credenciamento não existindo, pela Uber, o recebimento de consumidores que se sentirem prejudicados na prestação de serviço e busquem soluções para demandas como duvidas e reclamações.
A suspensão dos serviços se dá por tempo indeterminado, ou seja, até que a situação da representação da prestadora de serviços seja regularizada e apresentado comprovante junto ao Procon Estadual, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast.
Vale citar que, por iniciativa do Procon Municipal (Campo Grande), foi realizada pesquisa quantitativa de satisfação com usuários, para a qual foi utilizado questionário on line com participação de 354 pessoas. O resultado foi que, apenas 25,4% dos entrevistados se demonstraram satisfeitos com os serviços prestados pela Uber.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS