Uma operação integrada entre forças de segurança, que incluem Polícia Federal, Exército Brasileiro, Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil do Paraná e Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, usou explosivos para destruir rotas e portos clandestinos usados por criminosos para o tráfico de drogas e de armas às margens do Lago de Itaipu, na região de fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul e Paraná.
A ação fez parte de uma operação que tinha como principal objetivo coibir crimes como o tráfico de drogas, contrabando de armas, cigarros eletrônicos e outros ilícitos. O 12º Batalhão de Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, por meio da Força Tática, participou da operação que visava explodir os portos clandestinos que ficam na região de fronteira entre os dois países.
Na ocasião, as polícias Federal, Militar e Civil e o Exército conseguiram destruir, com o uso de explosivos, vários portos que eram utilizados pelas organizações criminosas. Assim, com uma grande equipe de segurança envolvida para desmontar esses locais, o comércio ilegal na área ficou efetivamente prejudicado. Por isso, os envolvidos na operação destacam a importância desse conjunto entre as forças de segurança no combate ao crime organizado.