Na noite da última quinta-feira (29), o Presidente da OAB/MS Bitto Pereira participou da abertura do IV Congresso Estadual de Direito das Famílias e Sucessões no IBDFAM-MS. O evento lotou o auditório da sede da OAB/MS e reuniu advogados e advogadas, magistrados da Capital e do interior e acadêmicos.
Também estiveram presentes: a Vice-Presidente Camila Bastos; as Conselheiras estaduais Ana Medeiros; Beatriz Sampaio; Edna Bonelli; Ildália Aguiar; Nina Negri; Valéria Araújo.
A primeira a falar foi a Diretora da região centro-oeste do IBDFAM, Eliene Ferreira Bastos: “Estou no IBDFAM há 24 anos e participar desse congresso é uma alegria renovada. Como advogada há 30 anos em Brasília, quero deixar registrado que me sinto honrada em estar na casa da Advocacia de MS. Que seja um excelente congresso”.
Para a Presidente do IBDFAM/MS e Conselheira Estadual, Ana Maria Medeiros Navarro Santos: “Juízes que atuam nessa área, advogados, promotores, psicólogos, enfim, profissionais experientes serão debatedores e contribuirão para aumentar nosso conhecimento. Sejam muito bem-vindos e aproveitem a oportunidade para discutir não só as novidades, mas também as possíveis alterações que podem ocorrer no Código Civil de 2002”.
De acordo com o Presidente da Anoreg/MS, Leandro Neves Correa: “Para notários e registradores de Mato Grosso do Sul é um orgulho e uma honra participar e apoiar esse congresso. Sou associado do IBDFAM/MS, participo efetivamente das discussões e posso dizer que, sem dúvida alguma, cada vez mais, nossa atividade permeia e congraça junto com o direito das famílias”.
O Defensor-Público Geral, Pedro Paulo Gasparini, afirmou que o tema do evento é muito caro para os integrantes da defensoria sul-mato-grossense: “Encerramos o oitavo mês do ano e ultrapassamos 35 mil atendimentos envolvendo a área de família, somente em Campo Grande. Esse número mostra que deveremos ultrapassar até o final do ano os 46 mil atendimentos de 2023, por isso ressalto a relevância do tema e o quão importante é esse evento para debater o direito de família”.
O Diretor-Geral do EJUD-MS, Desembargador Odemilson Fassa, afirmou que o direito de família e sucessões vai além de um simples conjunto de normas insculpidas no Código Civil. “Neste congresso discutiremos o que há de mais profundo na experiência humana: o amor, o respeito, a proteção dos direitos e o cuidado com aqueles que nos são mais queridos. Estamos vivendo em tempos de rápidas e profundas transformações”.
O Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, discursou: “O IBDFAM, ao longo de sua história, vem dedicando toda sua expertise e seu esforço para que as pessoas possam efetivamente dar amor a quem se ama, na acepção mais nobre do vocábulo e fazendo isso de maneira vanguardista, progressista e muitas vezes, de maneira contra-majoritária. Em MS temos a honra de ter uma grande presidente: experiente, altiva, firme, respeitada por seus pares. Essa casa sempre será a casa do IBDFAM”.
Representando o Presidente do TJMS, Desembargador Dorival Pavan, afirmou: “Sabemos que a sociedade está em constante evolução e tais mudanças se refletem na legislação, por isso existe a necessidade de estar em constante evolução, acompanhando as mudanças no âmbito legislativo e no âmbito doutrinário”.