A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, cumpriu desagravo público em favor dos Advogados Willer Souza Alves e Pablo Gusmão, em frente ao Tribunal do Júri, nesta sexta-feira (1º), em razão de ato de violação de prerrogativa pelo Juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande Carlos Alberto Garcette.
Estiveram presentes o Presidente Bitto Pereira, Vice-Presidente Camila Bastos, Secretário-Geral Luiz Renê G. do Amaral, Secretária-Geral Adjunta Janine Delgado, Diretor-Tesoureiro Fábio Nogueira Costa, Conselheiro Federal e Membro Honorário Vitalicio Mansour Elias Karmouche, Diretora-Geral da ESA/MS Lauane Braz Andrekowisk Volpe Camargo, os Conselheiros Estaduais Aline Baseggio, Aline Granzotto, Beatriz Stuart, Carla Cardoso, Caio Duncan Couto, Luiz Ormay Jr., Caroline Karmouche, Douglas Oliveira, Ildália Aguiar, Gabriel Marinho, Heitor Canton Matos, Fábio Brandão e Larissa Brandão, a Presidente da Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas dos Advogados Silmara Salamaia e o Presidente da Comissão da Advocacia Criminal Lucas Arguelho Rocha.
O Secretário-Geral e Corregedor-Geral da OAB/MS, Luiz Renê G. do Amaral foi o orador do Desagravo. “O momento é difícil, mas seguiremos unidos sob o baluarte de presidentes seccionais como o advogado Bitto Pereira, que imediatamente instaurou esse procedimento, inclusive dando contraditório para a autoridade judiciária, essa atitude faz ressurgir e dignificar a profissão”.
De acordo com o Presidente Bitto Pereira, “as normas que resguardam as prerrogativas da advocacia são uma defesa do Estado Democrático de Direito, de todo e qualquer cidadão que constitui um advogado para falar em seu nome, quando se cala a voz da advocacia cala-se a voz do cidadão, jamais iremos admitir que isso aconteça. A pauta de prerrogativas é a nossa principal missão”.
Para o Advogado Willer Souza Alves “Quando eu vi que a OAB/MS esteve presente e tomaram as medidas de ofício, me senti amparado, porque nós não devemos nos calar. Quero agradecer muito a OAB/MS e todos os advogados e advogadas presentes”.
O Advogado Pablo Gusmão “agradeço as palavras do Luiz Renê, do Presidente Bitto. Essa gestão aprovou por unanimidade nosso desagravo e aqui estamos, este é um ato em favor de toda a advocacia sul-mato-grossense”.