25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, janeiro 9, 2025
InícioCulturaNo dia nacional do fotógrafo, o Campo Grande Informe homenageia Roberto Higa

No dia nacional do fotógrafo, o Campo Grande Informe homenageia Roberto Higa

Nesta quarta-feira, 8 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional da Fotografia e, para celebrar a data deste importante profissional responsável por captar uma fração de segundo e eternizá-lo, o site Campo Grande Informe homenageia o nosso querido Roberto Higa, que neste ano vai completar 73 anos de idade.

Um profissional que mistura os conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte, Roberto Higa é um dos maiores fotógrafos de Mato Grosso do Sul.

A grandiosidade das suas imagens está registrada através de fatos que revelam praticamente toda história da região, muito antes da divisão do Estado. Por isso, suas fotografias possuem um valor histórico imenso para cultura sul-mato-grossense.

Desde o começo da carreira, Higa fotografou momentos importantes na história do país, como a construção da transamazônica. “Eu trabalhei na estrada Cuiabá-Santarém, em 1970, e naquela época a gente comia muito ensopado de macaco, muito tracajá”, relembrou.

Nos últimos dez anos o fotógrafo vem lutando contra doenças como colesterol alto e alzheimer. E para curar a falta de memória, a terapia favorita é catalogar sua coleção de fotos em álbuns nas redes sociais. “O Facebook foi o melhor remédio que eu pude ter, porque eu comecei a escrever a respeito das fotografias e a legendar meu trabalho”, disse.

Sua paixão é o fotojornalismo e, com 56 anos de carreira, coleciona atuações nos principais veículos estaduais e nacionais, como o Diário da Serra, Jornal da Manhã, Correio do Estado, Correio Brasiliense, O Estado de São Paulo, e nas revistas Caras, Folha de Goiás, Diário da Tarde, Revista Placar, Revista Veja e Quem Acontece.

A origem

A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX. No Brasil, a profissão de fotógrafo não é regulamentada, porém há tentativas de oficializar a atividade, criando cursos de ensino superior em fotografia, classificando os profissionais como bacharéis ou licenciados em fotografia.

O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data em que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840. No entanto, há algumas controvérsias sobre o dia exato, sendo que alguns consideram o dia 7 ou mesmo 16 de janeiro.

A primeira câmera fotográfica se chamava Daguerreótipo. Foi inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre e apresentada ao mundo em 19 de agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris.

Já o Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto em homenagem a este acontecimento. De acordo com a história, foi o abade Louis Compte que trouxe a invenção de Daguérre para o Brasil e apresentou ao Imperador D. Pedro II que, aliás, ficou com o título de primeiro fotógrafo brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular