24.8 C
Campo Grande
domingo, dezembro 7, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioConsumidorNo Dia Mundial do Consumidor, balanço do Procon coloca Energisa, Águas Guariroba...

No Dia Mundial do Consumidor, balanço do Procon coloca Energisa, Águas Guariroba e Bradesco como líderes de reclamações

Balanço do Procon-MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), divulgado neste 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, aponta que foram 23.110 atendimentos e 6.968 reclamações fundamentadas no período referente ao ano de 2022.

Os campeões de reclamações são a Energisa, com 176 queixas, a Águas Guariroba, com 145, e o Banco Bradesco, com 104. Depois aparecem a Claro, com 100, o Banco Panamericano, com 83, o Mercado Pago, com 79, a Vivo, com 71, a Oi com 68, entre outras empresas.

As reclamações fundamentadas são aquelas que demonstram a legitimidade entre as partes (consumidor e fornecedor) com elementos capazes de mostrar a verossimilhança e que não foram prontamente solucionadas pelo fornecedor. A decisão a respeito se uma reclamação é fundamentada ou não é de responsabilidade do Procon, por meio de análise técnica em observância aos dispositivos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Para a secretária-executiva de Orientação e Defesa do Consumidor, Nilza Yamasaki, os dados reforçam a confiança da população no trabalho do Procon. “São dados que mostram que a população sabe a quem recorrer. Seja de forma presencial, ou por nossos canais digitais com o telefone 151 ou ainda nosso site www.procon.ms.gov.br, existe sempre a possibilidade do cidadão requerer seus direitos. Esse é o trabalho do Procon, sempre ouvindo o consumidor e buscando sempre as melhores soluções juntos aos fornecedores”, destacou.

O cadastro de reclamações Fundamentadas é formado pelas reclamações finalizadas no período de doze meses. Na publicação, atendendo a orientação da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), constam as empresas com número de reclamações fundamentadas em 2022 no Procon Estadual, que é ligado à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular