24.8 C
Campo Grande
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioEconomiaAgronegócio“Não há espaço para subir impostos no Brasil”, afirma senadora Tereza Cristina

“Não há espaço para subir impostos no Brasil”, afirma senadora Tereza Cristina

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reuniu, nesta terça-feira, 26/10, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para discutir a pauta tributária para o país, dentre elas, a reforma do imposto de renda e medidas paliativas à taxação dos Estados Unidos.

Para os integrantes da bancada é fundamental defender o produtor como forma de proteger emprego, renda e comida acessível, além de afirmar a autoridade econômica brasileira em um ambiente de disputas comerciais e novas barreiras.

De acordo com a vice-presidente da FPA no Senado, senadora Tereza Cristina (PP-MS), vendo o impacto que as medidas tributárias podem trazer para o agro é essencial atuar para mitigar as consequências para os trabalhadores do campo. Há, por exemplo, pontos na Medida Provisória (MP 1303/2025) que trazem alertas para a senadora.

“Temos que rebater tudo que possa prejudicar o agro brasileiro. A MP 1303 nos trouxe alertas e vamos nos debruçar no que foi elencado no pacote. Precisamos trabalhar em conjunto com os parlamentares e impedir que os produtores sejam prejudicados”.

Tereza enfatizou que a defesa do produtor rural é inegociável e, qualquer diálogo, passará pela garantia de que o setor produtivo não será impactado, mesmo nas questões que envolvem as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA’s) e as Letras de Crédito Imobiliário (LCI’s). 

“Temos que ter firmeza e ficarmos atentos para que nada passe despercebido e que a situação dos trabalhadores não seja comprometida. Mesmo em relação às letras de crédito, o governo já foi alertado e sabe os impactos que devem causar no setor. Tudo será negociado para que o produtor rural não saia impactado negativamente”, ressaltou.

Faixa de fronteira

O Projeto de Lei (PL 1532/2025) que prorroga por mais cinco anos o prazo para a regularização de imóveis rurais localizados em áreas de faixa de fronteira também foi destaque na reunião-almoço desta terça-feira (26). A matéria, que foi aprovada no último mês de julho no Senado, aguarda definição na Câmara dos Deputados e tem o apoio das entidades do setor para que votem o requerimento de urgência.

“Fiz um pedido ao presidente da Câmara para que a faixa de fronteira entre na conversa dos líderes, pois precisamos avançar com o projeto no Senado também. A situação no Brasil é preocupante e o assunto precisa evoluir para amenizar os problemas dos produtores. São 128 milhões de hectares impactados por conta dessa demora e uma série de entraves”, destacou Tereza.

Pacote Tributário

O pacote tributário debatido pela FPA reuniu:

  • PL 1087/2025 – Reforma do Imposto de Renda
  • PLP 108/2024 – Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços
  • MP 1303/2025 – Tributação de investimentos no mercado decapitais
  • MP 1309/2025 – Medidas paliativas à taxação dos Estados Unidos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular