24.8 C
Campo Grande
sábado, novembro 23, 2024
InícioPolíticaAssembleia LegislativaNa Rádio ALEMS, deputado João César Mattogrosso fala sobre seu primeiro mandato

Na Rádio ALEMS, deputado João César Mattogrosso fala sobre seu primeiro mandato

O entrevistado desta edição do programa Direto ao Assunto da Rádio ALEMS, que vai ao ar nesta segunda-feira (3), é o deputado estadual João César Mattogrosso (PSDB), que fala de suas ações parlamentares e de projetos defendidos na Casa de Leis, como a matéria que trata sobre a autorização de caça de javalis em Mato Grosso do Sul, a proposta que dispõe sobre o acesso ao prontuário médico do paciente por meios eletrônicos, na rede pública e privada de saúde, entre outros assuntos.

Em seu primeiro mandato, João César Mattogrosso também é integrante da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR) da Casa de Leis, sendo relator de um dos projetos mais importantes encaminhados pelo Poder Executivo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “Fiquei muito feliz de ter sido escolhido para analisar LDO, pois a gente sabe da importância desta peça para o orçamento do Estado, já que ela é responsável por nortear a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e também o Plano Plurianual (PPA)”, enfatizou o parlamentar.

Segundo o deputado ao todo foram apresentadas 44 emendas, porém apenas duas foram acatadas. Ele explicou que as sugestões acatadas estão relacionadas ao orçamento, já as demais são emendas que traziam em seu texto sugestão de programas e temas específicos, os quais não possuem ligação com LDO. “Essas emendas estariam prejudicadas na LDO, mas serão aproveitas na LOA que deverá ser encaminhada no segundo semestre para análise dos parlamentares”, pontuou.

Durante o bate papo-papo João César Mattogrosso ainda explicou sobre o projeto de lei que trata a autorização de caça de javalis no Estado, que tem como principal intuito o controle populacional da espécie. “Por não ser um animal próprio da fauna sul-mato-grossense, os javalis possuem característica migratória, o que significa que eles estão em constante movimento e migram das matas ciliares para as áreas urbanas, o que na prática representa risco sanitário constante”, ressaltou.

Em relação à saúde o deputado do PSDB também fez questão de falar sobre uma proposta de sua autoria que está tramitando na Casa de Leis, que dispõe sobre o acesso ao prontuário médico eletrônico que será realizado por meio de um sistema, o qual poderá ser acessado pelos pacientes de forma on-line.

“O objetivo da matéria é proporcionar aos pacientes total acesso a seus diagnósticos de exames e consultas, sendo notificado que os mesmos encontram-se disponíveis por meio de e-mail. A rede de informações a ser implantada poderá ser acessada pelo próprio paciente, contribuindo para o atendimento médico hospitalar e o bem-estar da população sul-mato-grossense”, justificou o parlamentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular