28.8 C
Campo Grande
domingo, dezembro 21, 2025
Publicidade
Publicidade
InícioEventosMIRINS DA SIDAGRO PARTICIPAM DE PALESTRAS DE INOVAÇÃO E DESPERTAM PARA PROFISSÃO...

MIRINS DA SIDAGRO PARTICIPAM DE PALESTRAS DE INOVAÇÃO E DESPERTAM PARA PROFISSÃO DO FUTURO

Uma das profissões tidas como do futuro é a de programação de games, e até mesmo, jogador de jogos eletrônicos, os conhecidos gamers. Segundo uma pesquisa publicada pela Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), o número de estúdios nacionais em atuação subiu de 375, em 2019, para 1009 em 2022, crescimento de mais de 160%.

O mercado brasileiro de games não para de crescer e quem quiser aumentar a cifra das 12 mil pessoas trabalhando com desenvolvimento de games no país, sendo 29,8% mulheres, vai ter espaço. Outro relatório recente do Brazil Games, da ApexBrazil e Abragames, indica que o mercado de jogos eletrônicos no Brasil movimentou US$ 2,3 bilhões em 2021 e a exportação de games chegou a US$ 53 milhões no ano.

Entendendo isso, a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócios (Sidagro) inscreveu uma equipe de mirins para participar do “Hub Innovation”. O evento do Senac Hub Academy ofertou mais de 70 palestras e workshops gratuitos nas mais diversas áreas em que a instituição atua, sendo uma delas a de tecnologia.

João, Gabriel, Vinícius, Dhiovanna e Nicole participaram da modalidade Games e começaram a se interessar pela profissão.

“Entrei aqui na Sidagro em julho. Tenho aprendido muito. O pessoal da Escola de Empreendedorismo nos convidou para participar do evento. Tinha vários cursos e nós escolhemos o Free Fire. Gosto muito de tecnologia e acho essa parte de jogos muito interessante. Depois desta iniciativa quero trabalhar como gamer e programação”, diz Vinícius Alves Astofe Farias, 16 anos.

Quem também se encantou foi a mirim Dhiovanna Amaral, de 16 anos. A jovem colabora no setor de Comunicação e diz que não sabia muito sobre jogos, mas se apaixonou. “Eu gostei porque aprendi a jogar. Para mim foi algo novo, porque nunca gostei muito de jogos”, diz.

Já Nicole  Luz, de 19 anos, que atua no setor administrativo pelo Programa de Inclusão Profissional, conta que sabia apenas o básico sobre jogos, mas já vislumbra aprender mais. “Eu sabia bem pouco. Essa experiência me despertou um interesse de algo que eu não conhecia e gostei muito”, diz a jovem.

O evento ofertou mais de 70 palestras e workshops gratuitos nas áreas de saúde, educação, beleza, comunicação, mercado de trabalho, liderança, inteligência artificial, robótica, investimentos financeiros, entre outros. “Inscrevemos nossos jovens nesta iniciativa para que eles possam ter acesso a novas ferramentas que podem agregar na carreira que eles estão começando a construir”, diz o secretário Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócios.

O diretor do Senac MS, Vitor Mello, concorda. Quem está em busca de aprimorar seus conhecimentos ou novas oportunidades no mercado de trabalho. “Dicas comportamentais e de qualificação que podem ajudar quem quer se destacar na sua área de atuação. Além de criar oportunidades para compartilhamento de conhecimento e experiência, gerando conexão entre empresas, profissionais, professores e estudantes”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular