O Ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, proferiu palestra de encerramento do Congresso ‘Direito Eleitoral – Justiça e Cidadania’, realizado em sua homenagem.
Compuseram a mesa de autoridades: Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, a Vice-Presidente Camila Bastos, o Presidente da Comissão de Direito Eleitoral Daniel Castro, o Diretor-Geral da EJUD Desembargador Odemilson Fassa, o Presidente da Assembleia Legislativa Deputado Gerson Claro.
O Presidente da Comissão de Direito Eleitoral e coordenador do evento, Daniel Castro, presidiu a mesa. “Não poderia deixar de agradecer à OAB/MS, EJUD, TRE-MS e toda comissão organizadora. Agora chegou o momento de homenagear o Ministro do STF André Mendonça, que tem feito um excepcional trabalho no Supremo Tribunal Federal”.
O Ministro do STF, André Mendonça, agradeceu a homenagem.“É um privilégio voltar ao querido estado de Mato Grosso do Sul, esse estado tão pujante e importante para o nosso país. Quero registrar um agradecimento especial à toda comunidade jurídica do estado. Agradeço a homenagem, me sinto honrado e envaidecido”.
Em palestra, André Mendonça, trouxe reflexões sobre Constituição e democracia. “O poder emana do povo; essa é a essência da democracia. O povo não é apenas um símbolo, não é apenas a conjugação do conjunto de pessoas, é a expressão máxima da fonte do poder administrativo. Quando eu digo fonte, refiro-me àquilo que dá vida à democracia. Por isso, o poder deve ser exercido pelo povo e para o povo”.
Ao final, o Ministro do STF André Mendonça recebeu homenagem da OAB/MS e o título de cidadão sul-mato-grossense.