30.8 C
Campo Grande
segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioGeralMinistério dos Direitos Humanos revela que denúncias de violência nas escolas de...

Ministério dos Direitos Humanos revela que denúncias de violência nas escolas de MS aumentou em 13% neste ano

Dados divulgados na sexta-feira (3) pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) revelam que as denúncias de casos envolvendo violência nas instituições de ensino de Mato Grosso do Sul tiveram aumento de 13,48% neste ano em comparação com todo o ano passado.

De janeiro até outubro deste ano, foram realizadas 143 denúncias pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, por meio do Disque 100. Em todo o ano de 2022, foram 126 denúncias. Importante ressaltar que esses dados são relativos apenas as denúncias realizadas pelo Disque 100, podendo o número de casos ser ainda maior, já que nem todos são denunciados ao Ministério.

Em todo o Brasil, o Disque 100 registrou 9.530 denúncias – um aumento de cerca de 50% em comparação ao período anterior, quando mais de 6,3 mil denúncias aconteceram. A divulgação dos dados marca o encerramento da campanha digital pela valorização dos educadores e professores do Brasil, iniciada no início de mês passado. A iniciativa foi planejada levando em conta que em 15 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Professor.

Foram consideradas no levantamento denúncias envolvendo berçário, creche e instituições de ensino. Cada denúncia pode conter uma ou mais violações de direitos. Com relação a berçários e creches, foram 12 denúncias em Mato Grosso do Sul neste ano. O levantamento não traz dados detalhados de quais os tipos de violência ou violação de direitos ocorreram em cada denúncia, nem quais ocorreram em cada Estado.

O canal de denúncias sob a responsabilidade da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do MDHC é o Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações. O serviço gratuito pode ser acionado por meio de ligação gratuita, WhatsApp (61) 99611-0100, Telegram (digitar “direitoshumanosbrasil” na busca do aplicativo), site da Ouvidoria e aplicativo Direitos Humanos Brasil.

Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento diretamente com o Disque 100, de forma gratuita, por telefone fixo ou celular. Basta ligar para o número 100 para fazer o acompanhamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular