22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, abril 11, 2025
InícioCâmara MunicipalMês de Conscientização do Autismo: Conheça os projetos e luta do vereador...

Mês de Conscientização do Autismo: Conheça os projetos e luta do vereador Maicon Nogueira

O vereador Maicon Nogueira enfatiza a importância do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A campanha tem o objetivo de informar a população, combater o estigma preconceito e garantir mais inclusão e direitos.

Pensando nisso, o parlamentar, criou o projeto de lei, denominado “Empresa Amiga dos Autistas e com TDAH”, que autoriza o poder Executivo na Capital a instituir homenagem destinada às empresas que adotem política interna de inserção no mercado de trabalho de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), ou contribuam com ações e projetos na promoção e defesa dos direitos dessas pessoas.

O objetivo é difundir a importância da adaptação nas empresas para a inserção dessas pessoas no quadro de funcionários. “É uma forma de promover políticas de inclusão, pois apesar da reserva de vagas para pessoas com deficiência, ainda é insuficiente para garantir a inclusão dessas pessoas, por isso é imprescindível que haja um esforço contínuo de combate aos preconceitos e garantir a igualdade de condições no ambiente de trabalho”, explicou Maicon Nogueira.

DIVULGAÇÃO

Ainda conforme o projeto de lei, as empresas que atenderem a esses objetivos poderão, por conta própria, utilizar nos rótulos ou embalagens de seus produtos na divulgação de serviços e da sua marca, como um diferencial para a imagem de sua empresa, a denominação “Empresa Amiga dos Autistas e com TDAH”.

Já o programa Municipal e Assistência Social para Mães e Pais Atípicos na Capital, projeto de Lei, também de autoria do parlamentar autoriza o Poder Executivo a criar o Programa Municipal e Assistência Social para Mães e Pais Atípicos na Capital.

Um dos objetivos é garantir renda mínima mensal para mães e pais atípicos, além de contribuir para a manutenção de despesas decorrentes da deficiência ou síndrome rara do (a) da mãe ou pai atípico.

Outro projeto do de autoria do parlamentar é  intitulado “Teste Escala M-CHAT”, que institui a obrigatoriedade de realização do teste, na Capital, nas redes públicas e particulares. Destina-se a auxiliar o diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças, entre 16 e 24 meses de idade, na Capital, sejam atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS), por planos de saúde, ou mesmo se tratando de paciente particular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular