29.8 C
Campo Grande
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioEventosMara Caseiro representa MS em evento da ONU sobre interação com o...

Mara Caseiro representa MS em evento da ONU sobre interação com o terceiro setor  

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) é destaque na 6ª edição da Semana de Avaliação em Escolas de Governo (Saeg), que ocorrerá dias 14 e 15 deste mês, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça. A deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, irá expor sobre o tema “Interação do Poder Legislativo com o Terceiro Setor”. O evento discute como a cooperação internacional pode viabilizar o alcance da Agenda 2030 no serviço público brasileiro e global e evidencia o papel das escolas de governo – instituições educacionais dedicadas ao desenvolvimento profissional de agentes públicos.

“Ao terceiro setor, a Escola do Legislativo oferecerá cursos de capacitação técnica, organizacional, operacional, tecnológica, financeira, administrativa, comercial, entre outros. Com isso, ajudamos as entidades e associações a fortalecer a luta contra a pobreza, a exclusão e o desemprego, em busca de desenvolvimento social”, explicou Mara Caseiro, que no dia 15 irá relatar a experiência para a cooperação.

“É muito importante termos um projeto da Escola selecionado para a 6ª Saeg, é um marco para Mato Grosso do Sul e para a Assembleia Legislativa. Nós só conseguimos essa projeção porque a presidente da Escola é muito comprometida com a capacitação e o envolvimeento da Escola. Ela foi atrás, conversou com o presidente Gerson Claro [PP] que deu todo o apoio hoje podemos mostrar esse projeto da Escola para o mundo”, afirmou a secretária de Recursos Humanos da ALEMS, Marlene Figueira, que participou da fundação da Escola, há 20 anos, e hoje ocupa o cargo de presidente de honra.

Paz Universal

Do acesso ao bem-estar social e à justiça para todos, a pauta está no cerne da Agenda 2030, que — através dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas — funciona como uma bússola para o fortalecimento da paz universal com mais liberdade, mais direitos humanos, menos pobreza e desigualdades.

Participam do evento organizações dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de organizações dos Tribunais de Contas e dos Ministérios Públicos de 18 estados (e Distrito Federal) de todas as regiões do País, nos três níveis federativos, em 23 escopos distintos de cooperação.

A 6ª Edição da SAEG tem como realizadores da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), do Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) e do Instituto Rui Barbosa (IRB). Saiba mais sobre o evento clicando aqui.

Escola do Legislativo

Criada pela Lei 2.762 de 2003, a Escola do Legislativo tem, entre seus objetivos, oferecer aos parlamentares e aos servidores subsídios para que possam identificar a missão do Poder Legislativo e exercer, de forma eficaz, suas atividades; qualificar os servidores nas atividades de suporte técnico-administrativo, ampliando sua formação em assuntos legislativos; e estimular a pesquisa técnico-acadêmica voltada à Assembleia Legislativa, em cooperação com outras instituições de ensino.

Em 2003, por força do Decreto Legislativo 457 de 2007, a Escola do Legislativo passou a se chamar Senador Ramez Tebet, em homenagem ao político sul-mato-grossense, falecido em 2006, que atuou como ministro da Integração e presidente do Senado Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular