Na última terça-feira (21), o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Carlão, publicou no Diário Oficial (Diogrande) a nomeação dos vereadores que irão compor a Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero no Transporte Coletivo Urbano. A iniciativa, proposta pela vereadora Luiza Ribeiro (PT), visa estudar e promover ações para a implementação de um transporte coletivo público gratuito e de qualidade na capital sul-mato-grossense.
Além da proponente Luiza Ribeiro, integram a Frente Parlamentar os vereadores Ayrton Araujo (PT), Ronilço Guerreiro (PODEMOS), Coronel Vilassanti (UNIÃO BRASIL) e Professor André Luís (PRD). Este grupo tem como objetivo realizar estudos e pesquisas para viabilizar um sistema de transporte público gratuito, inspirado em modelos já adotados em 106 cidades brasileiras.
A vereadora Luiza Ribeiro destacou a insustentabilidade do atual modelo de transporte, baseado em tarifas pagas pelos passageiros. “O aumento constante no preço da passagem leva à diminuição do número de passageiros. O Consórcio, para economizar, reduz a frota e provoca superlotação nos ônibus. Esta conta nunca fecha ou fecha sempre em prejuízo do passageiro”, explica a vereadora.
A Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero no Transporte Coletivo Urbano compromete-se a estudar e implementar medidas que assegurem um sistema de transporte público acessível, eficiente e gratuito para todos os cidadãos de Campo Grande. “É mais um passo rumo a um novo sistema, sem cobrança de tarifa, que transformará a vida das pessoas e melhora todos os aspectos da cidade”.