Num texto sensível, lançamento do selo Saberes e Letras fala de uma menina que perdeu o avô e que aprendeu a lidar com a saudade
É difícil lidar com a perda de alguém querido. Quando uma menina perdeu um avô muito querido, a dor parece ser mais intensa. Quando se conta essa história em um livro, o enredo pode ser triste e pesado, não é mesmo? Não é o caso do livro “Elizabel e o sabiá”, escrito por Jura Arruda e ilustrado por André Cerino, lançado pelo selo Saberes e Letras. O livro é leve e mostra Elizabel, a personagem principal, substituindo a tristeza por uma saudade gostosa, através de novas experiências e das pessoas com as quais convive.
O livro Elizabel e o sabiá apresenta uma narrativa complexa, mas fácil de ser acompanhada, o que o qualifica como indicação certa para crianças que já tem uma leitura mediana e querem mais do que uma história básica, contada por ilustrações. Não que as ilustrações de André Cerino fiquem em segundo plano, muito pelo contrario, fazem parte do enredo e nos faz “embarcar” na história escrita com mestria por Jura Arruda.
Todos que lerem o livro vão querer acompanhar a rotina da menina feliz, que canta sob um pé de tangerina, com um sabiá sobre seu ombro, e que se recorda das brincadeiras com o avô. Tendo que se mudar, após a morte do avô, descobre laços de amizade que o mesmo mantinha e isso faz com que o passado do avô faça com que a menina substitua a dor por lembranças de uma vida.
Mais do que um livro infanto-juvenil, Elizabel e o sabiá é daqueles livros que “aquece o coração” de quem lê para uma criança, ampliando até mesmo a faixa indicativa, pois pode ajudar aqueles que perderam alguém querido a superar a dor, ainda mais em tempos de pandemia.
Elizabel e o sabiá
32 páginas
Coleção encantamentos
Selo Saberes e Letras
Sobre o autor: Jura Arruda é paulista de nascimento e catarinense de coração. Aos 22 anos escreveu sua primeira peça de teatro e, desde então, escreveu crônicas, contos e, desde 2007, é autor de livros infantis. Seu primeiro livro foi “Fritz, um sapo nas terras do príncipe”.
Sobre o ilustrador: Pernambucano que mora em Brasília, André Cirino é artista plástico, escritor, ilustrador, caricaturista, chargista, artista gráfico e compositor. Ilustrou livros infantis de vários autores nacionais e internacionais. Tem uma galeria de arte em Brasília onde expõe seus trabalhos.
Sobre o Saberes e Letras: Criado em 27 de julho de 2020 e lançado oficialmente no dia 15 de junho de 2021, o selo editorial Saberes e Letras tem como foco o lançamento de obras ligadas à cultura, à educação e ao entretenimento em geral, sempre buscando conteúdo de qualidade que promova o crescimento intelectual de seu público. Seu ícone é uma coruja, símbolo do conhecimento, e a marca faz parte do grupo Paulinas Editora, empresa com 90 anos de presença no Brasil e 106 anos no mundo.