23.8 C
Campo Grande
sábado, dezembro 13, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioPolíticaAssembleia LegislativaLia Nogueira pede que laudos médicos sejam aceitos na concessão de benefícios...

Lia Nogueira pede que laudos médicos sejam aceitos na concessão de benefícios a famílias atípicas

Laudos médicos que atestam condições que caracterizam famílias atípicas poderão ser aceitos para fins de análise e concessão de benefícios. É que estabelece o Projeto de Lei 20/2025, que começou a tramitar nesta quarta-feira (12) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

De autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB), o projeto considera famílias atípicas as que têm membros com deficiências, transtornos do espectro autista ou outras condições que demandem cuidados especiais. Segundo a proposta, o laudo deve ser emitido por profissional devidamente habilitado, seja da rede pública ou da privada de saúde.

Ainda conforme a proposição, o laudo deverá conter dados do profissional de saúde que o emitiu e do paciente, descrição detalhada da condição diagnosticada, informações sobre a Classificação Internacional de Doenças (CID), quando aplicável, e a data de emissão.

“A presente proposta visa solucionar um dos maiores desafios enfrentados por famílias atípicas no Estado de Mato Grosso do Sul: a dificuldade de acesso a médicos especialistas na rede pública para a obtenção de laudos médicos necessários à concessão de benefícios sociais e assistenciais”, considera a deputada Lia Nogueira na justificativa do projeto.

Encerrado o período de pauta para eventual recebimento de emendas, o projeto seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Se receber parecer favorável quanto à constitucionalidade e outros aspectos legais, será analisado e votado nas comissões de mérito e em sessões plenárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular