O judoca e medalhista olímpico Tiago Camilo apresentou seu projeto social, durante visita na Câmara Municipal de Campo Grande, na manhã desta sexta-feira, dia 21. Ele foi recebido pelo vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, e pelo vereador Ronilço Guerreiro. Também estiveram presentes o judoca Igor Rocha e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes, Sandro Benites. A meta é expandir o projeto e levar o judô gratuitamente para mais crianças.
O Instituto Tiago Camilo, em parceria com a Funesp, oferece oficinas de judô para crianças e adolescentes em Campo Grande. Aulas são ofertadas no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas. “Fico feliz e vejo como missão colaborar com País e com os estados com minha experiência, com meu conhecimento enquanto atleta de alto rendimento. Estamos aqui no Estado há quatro anos e nossa ideia é levar o acesso ao esporte de forma gratuita para as crianças”, afirmou.
Ele ressaltou a importância de levar o judô para as escolas públicas de Campo Grande, possibilitando todos os benefícios da modalidade, como a educação, a questão socioemocional. “Hoje estou na Câmara, ao lado do presidente Papy, e falamos desta missão de expandir o projeto aqui na cidade. O judô é muito importante para o desenvolvimento. Quanto maior a nossa entrada nas escolas, maior a chance de termos atletas no futuro”, afirmou Tiago Camilo. São 1,5 mil atendidos em Campo Grande.
O presidente da Câmara ressaltou que o esporte é uma ferramenta indispensável para a gestão pública, como uma política pública transformadora no âmbito social e até mesmo econômico. “A gente tem o esporte como uma ferramenta de mudança de vida, que entra nas famílias, transforma a realidade e o futuro. A vinda do Tiago Camilo aqui é muito importante, um campeão mundial de judô, que traz para Campo Grande um projeto que eu tenho certeza que vai expandir. O judô já é referência aqui no nosso Estado”, disse o vereador Papy.
Ele salientou a importância da parceria do Legislativo e Executivo para fomentar o projeto e ampliar o número de crianças e adolescentes atendidos. O empresário Jaime Valler, dono do Jornal O Estado, e Nídia Oliveira, diretora comercial, acompanharam a reunião.