A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), compartilha neste texto a história emocionante de quem ainda muito pequeno já definiu os caminhos que irá seguir. Que enche muitos corações de orgulho, mas somente chegou ao conhecimento público depois do triste fato do roubo de um celular. Foi isso mesmo que aconteceu com o jovem Peterson Brito Araújo que desde os 10 anos de idade está determinado em ser advogado.
Para alcançar o objetivo, o menino de 16 anos é extremamente dedicado. Cursa o 3º Ano do Ensino Médio e daqui a alguns meses planeja prestar o vestibular no curso de Direito em uma universidade pública. Apesar de muito seguro, por alguns instantes experimentou a sensação de insegurança e medo quando teve o celular, único instrumento que utilizava para os estudos, levado por um assaltante em ponto ônibus de um bairro de Campo Grande.
Sem condições financeiras de comprar outro e na tentativa de recuperar o aparelho, Peterson recorreu a pedido de ajuda na internet. O desejo dele de ser advogado, aliado à situação inesperada pela qual viveu, viralizou. O menino conseguiu a doação de um novo celular e sensibilizou muitos corações. Dentre essas pessoas, o Advogado que faz parte da família OAB/MS Bruno Lupoli que realizou um dos grandes primeiros sonhos do garoto: conhecer o Presidente Mansour Elias Karmouche e as dependências da instituição.
A visita de Peterson e da mãe Fabiana Brito foi realizada na manhã desta terça-feira (8). “Estou muito feliz por sua escolha desde muito cedo, comprova que a advocacia é uma profissão apaixonante”, enalteceu o Presidente.
Emocionado, Mansour Karmouche aconselhou que Peterson se inspire no maior defensor de toda a humanidade: Jesus Cristo. “Procure sempre fazer o bem e seja humilde. Deus nos colocou nesta missão. Para estarmos aqui hoje recebendo você e sua mãe, incentivando que siga em frente. Tenho certeza de que terá muito sucesso, pois pessoas que buscam algo com fervor como você sempre alcançam. Acima de tudo, devemos sempre nos orgulhar do nosso passado e das dificuldades que enfrentamos”.
Admiração pela profissão
Segundo Peterson Brito, o sonho de ser advogado existe desde a infância. “Sempre achei muito bonita a atuação do advogado em defesa das pessoas, para garantir os seus direitos”.
O jovem é daqueles que trocam as brincadeiras pelos livros e o lazer pelo conhecimento. “Faço o Enem desde o 1º Ano do Ensino Médio. Este ano estou na 3ª edição e também prestarei a prova da UFMS. Gosto de estudar e prefiro deixar essa parte de diversão de lado. Tive épocas em que passava o dia na escola, saía de casa às 6h e voltava às 23h30, estudando”.
Questionada sobre o orgulho que sente do filho, Fabiana de pronto sinaliza positivamente com a cabeça e responde: “sempre incentivo ele e me coloco à disposição para ajudar com o que for necessário”.
Peterson Brito agradeceu a receptividade da OAB/MS. “Fui muito bem recebido pelo Presidente Mansour e por todos da Casa. Os conselhos que recebi foram muito importantes e vou levá-los por toda a minha vida. É muito bom ter alguém com uma trajetória que deu certo para nos espelhar”.
Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber