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terça-feira, setembro 17, 2024
 
 
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Investimentos da prefeita levam Campo Grande a avançar nos indicadores da Educação Básica

A gestão da prefeita Adriane Lopes (PP) demonstrou resultados significativos na melhoria da Educação em Campo Grande, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Os indicadores de desempenho dos alunos da Rede Municipal de Educação (Reme) mostram avanços notáveis, especialmente nas áreas de Português e Matemática, refletindo o compromisso da administração com a qualidade do ensino.

De acordo com os dados divulgados em 14 de agosto, as escolas municipais de Campo Grande alcançaram uma nota de 5,3 nos anos iniciais do ensino fundamental, superando a rede estadual, que obteve 4,0. Nos anos finais, a Rede Municipal atingiu a nota de 4,8, enquanto a estadual ficou em 4,7. Esses resultados demonstram que os investimentos e as medidas implementadas pela gestão de Adriane estão trazendo benefícios concretos para a educação dos estudantes.

O Ideb, calculado a cada dois anos, leva em conta as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e as taxas de aprovação dos alunos, conforme o Censo Escolar. Ao comparar as proficiências padronizadas em Matemática e Leitura entre 2021 e 2023, houve uma melhoria significativa, indicando um desenvolvimento real na aprendizagem dos alunos. Esse progresso é uma resposta direta aos investimentos da gestão de Adriane na educação, o que reforça o compromisso com o futuro dos jovens de Campo Grande.

Apesar dos desafios trazidos pela pandemia, que afetaram o ensino em todo o país, a administração de Adriane Lopes implementou diversas ações para recompor a aprendizagem, especialmente através de programas nos contraturnos escolares. Essas iniciativas começaram com os alunos dos anos iniciais e, em 2024, foram expandidas para os anos finais, beneficiando ainda mais estudantes.

“Desde o início da nossa gestão, temos priorizado medidas que abrangem desde a infraestrutura escolar, com reformas e aumento de vagas, até a qualidade da merenda escolar e programas de recomposição de aprendizagem. A valorização dos nossos professores, com melhorias salariais, promoções e a realização de concursos, também é parte fundamental da nossa estratégia para melhorar o Ideb nos próximos anos. Já estamos vendo resultados positivos na aprendizagem dos alunos, o que é muito encorajador para Campo Grande”, afirmou a prefeita Adriane.

Entre as ações destacam-se os programas “Aprender Mais REME”, focado no reforço de Português e Matemática, e a aplicação de simulados periódicos que permitem ajustes contínuos nas estratégias de ensino. Em 2023, o projeto atendeu mais de 5 mil alunos em 98 unidades escolares, com o apoio de 180 professores. Em 2024, o atendimento foi ampliado para os anos finais do ensino fundamental, beneficiando mais de 8 mil alunos. Essas iniciativas, junto com a melhoria na infraestrutura escolar e a introdução de brinquedos pedagógicos, contribuíram significativamente para o avanço nas notas de desempenho.

Os dados do Saeb 2023 indicam melhorias claras na aprendizagem. Nos anos iniciais, as notas de Português subiram de 201,11 em 2021 para 202,83 em 2023, enquanto em Matemática, os alunos passaram de 205,25 para 209,45 no mesmo período. Esses resultados justificam a nota média padronizada de 5,65 no Saeb.

Embora tenha havido uma recuperação no desempenho dos alunos em comparação a 2021, a gestão reconhece a necessidade contínua de esforços para superar completamente os impactos da pandemia na educação. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) já está analisando os dados de 2023 e mapeando as escolas para desenvolver estratégias focadas na melhoria contínua da aprendizagem e na garantia da frequência escolar.

O programa Aprender Mais na REME continuará abrangendo todos os alunos dos anos iniciais e finais, e as formações continuadas dos professores serão intensificadas para sustentar o progresso já alcançado e garantir a elevação dos índices educacionais nos próximos anos.

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