23.8 C
Campo Grande
domingo, janeiro 19, 2025
InícioCulturaHistórias em quadrinhos também são campo para pesquisas científicas

Histórias em quadrinhos também são campo para pesquisas científicas

A nova edição do MS em Pesquisa, da TV ALEMS, fala da pesquisa científica a partir dos quadrinhos. E não apenas aquela relacionada à leitura, mas a praticamente qualquer uma das quatro grandes áreas. Todo esse potencial é relatado pelo professor dr. Nataniel dos Santos Gomes durante a entrevista a Thiago Frison.

Um grupo de Campo Grande se dedica a esse tema – o Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (Nupeq), ligado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – e é liderado pelo professor Nataniel. Durante a conversa, Nataniel fala do início do grupo, das várias interfaces debatidas por eles e da presença do Nupeq no YouTube – por lá, são mais de 300 vídeos entre debates e análises dos mais diversos títulos.

Os quadrinhos são considerados a oitava arte e a partir deles se constróem releituras em outras mídias, registros históricos, processos de  letramento e muito mais – um prato cheio para quem busca fazer o desenvolvimento de análises a partir das HQs. O pesquisador mostra ao longo da entrevista que esse trabalho do Nupeq rompe o paradigma de que as histórias em quadrinhos estão mais ligadas ao público infanti, mas sim a qualquer público.

O MS em Pesquisa é exibido no canal 9 da Claro Net, em Campo Grande e em Dourados, às 16h30 nas terças e quintas-feiras, às 15h aos sábados, e às 16h aos domingos.Também é possível conferir nosso programa na íntegra e outros já exibidos pelo canal do YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular