A nova edição do MS em Pesquisa, da TV ALEMS, fala da pesquisa científica a partir dos quadrinhos. E não apenas aquela relacionada à leitura, mas a praticamente qualquer uma das quatro grandes áreas. Todo esse potencial é relatado pelo professor dr. Nataniel dos Santos Gomes durante a entrevista a Thiago Frison.
Um grupo de Campo Grande se dedica a esse tema – o Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (Nupeq), ligado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – e é liderado pelo professor Nataniel. Durante a conversa, Nataniel fala do início do grupo, das várias interfaces debatidas por eles e da presença do Nupeq no YouTube – por lá, são mais de 300 vídeos entre debates e análises dos mais diversos títulos.
Os quadrinhos são considerados a oitava arte e a partir deles se constróem releituras em outras mídias, registros históricos, processos de letramento e muito mais – um prato cheio para quem busca fazer o desenvolvimento de análises a partir das HQs. O pesquisador mostra ao longo da entrevista que esse trabalho do Nupeq rompe o paradigma de que as histórias em quadrinhos estão mais ligadas ao público infanti, mas sim a qualquer público.
O MS em Pesquisa é exibido no canal 9 da Claro Net, em Campo Grande e em Dourados, às 16h30 nas terças e quintas-feiras, às 15h aos sábados, e às 16h aos domingos.Também é possível conferir nosso programa na íntegra e outros já exibidos pelo canal do YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.