23.8 C
Campo Grande
domingo, dezembro 7, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioPolíticaAssembleia LegislativaHashioka apresenta projeto para que mulheres mastectomizadas tenham prioridade em atendimento fisioterapêutico

Hashioka apresenta projeto para que mulheres mastectomizadas tenham prioridade em atendimento fisioterapêutico

Mulheres submetidas à mastectomia poderão ter prioridade no atendimento e tratamento fisioterapêutico na rede pública de saúde de Mato Grosso do Sul. Essa promoção de direito é prevista no Projeto de Lei 128/2025, apresentado pelo deputado Roberto Hashioka (União) durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa (ALEMS) desta quarta-feira (21).

De acordo com a proposta, para ter prioridade no atendimento e tratamento, a mulher mastectomizada deverá informar essa condição no momento do agendamento e apresentar documentação médica comprobatória. Essa documentação consiste em laudo médico informando o diagnóstico de câncer de mama, a realização da mastectomia e a necessidade de tratamento fisioterapêutico.

“Tal medida justifica-se pela importância crítica da fisioterapia no pós-operatório da mastectomia, período em que o tratamento tem como objetivos principais: controlar a dor, especialmente na região cervical; prevenir ou tratar linfedemas; recuperar a força muscular; manter a amplitude de movimento do membro superior; e evitar o encurtamento muscular”, afirma o deputado Roberto Hashioka na justificativa da proposta.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Recebendo parecer favorável quanto à constitucionalidade e outros aspectos legais, continua tramitando com votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular