Em um mundo onde as leis moldam o tecido da sociedade, a profissão jurídica se revela vital para coletividade. Os advogados desempenham um papel na defesa da lei, na proteção dos direitos dos indivíduos, na resolução de disputas e na garantia de que a justiça seja feita. Com a intenção de prestar homenagem a alta qualidade de advocacia sul-mato-grossense, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou na noite desta quinta-feira (7), sessão solene de outorga da Medalha do Mérito Jorge Antônio Siufi.
A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Lidio Lopes (Patriota), autor da Resolução 43 de 2012, que criou a honraria. No evento, que é alusivo ao Dia do Advogado, comemorado no próximo domingo, dia 11, foram homenageados 29 profissionais. “É uma honra homenagear os advogados que mantém o equilíbrio entre a ordem social e as liberdades individuais. A honraria leva o nome de Jorge Antônio Siufi, que escreveu sua história em defesa do Direito”, destacou Lidio, formado em Direito há 32 anos.
O presidente do Parlamento Estadual, deputado Gerson Claro (PP), fez questão de participar da solenidade e parabenizar os colegas advogados. “O advogado é aquele que milita com os maiores bens, com a própria liberdade, com a vida e com patrimônio. A Ordem dos Advogados do Brasil notoriamente foi a grande defensora das grandes lutas do povo brasileiro, das pautas que interessam à sociedade, da democracia, da transparência pública, entre outras. Essa sessão, realizada pela Assembleia, é uma homenagem que a sociedade presta a todos os advogados sul-mato-grossenses”, disse o presidente.
O procurador Antônio Siufi Neto usou a tribuna para agradecer à ALEMS pela honraria que leva o nome de seu pai. “Em nome da família, rendemos os sentimentos de eternas gratidão. Jorge Antônio Siufi inspirou alunos, hoje, grandes advogados, desembargadores, juízes, promotores, defensores públicos, procuradores, delegados, enfim, quase toda a classe jurídica do Estado. Seu nome sempre será lembrado como um dos melhores advogados criminalistas de Mato Grosso do Sul”.
Homenageados
Paula Steffanu de Souza Nascimento, José Rizkallah Júnior, Lucas Santos Silva, Walison Neves da Silva, Odilon de Oliveira, Rodrigo Froes Acosta, Ayron Doueidar Sandim, Guilherme Azambuja Falcão Novaes, Almir Vieira Pereira Junior, Rodrigo Souza e Silva, Benedicto Arthur de Figueiredo Neto, Anderson Martini de Almeida, Eloisio Mendes de Araujo, Fellipe Penco Faria, Douglas Patrick Hammarstrom, Wilson Pereira Rodrigues, Fabíola Sordi Montagna, Marta do Carmo Taques, Alípio Marcus Laca de Oliveira, Felipe Barros Corrêa, Edgar Amador Gonçalves Fernandes, Kelly Guimarães de Mello Baumgartner, Janine Sousa Papi, Marcio Leandro Guinancio Oliveira, Marlon Ariel Carbonaro Souza, Marcos Vinicius Bazé de Lima, Luciwaldo da Silva Althoff e Bruno Rafael da Silva Taveira.
“O advogado é um mensageiro da paz você, pois procura conciliação a reconciliação. Sem advogados, a estrutura do nosso sistema legal se desfaria, deixando a balança da justiça desequilibrada. Nossa gratidão por essa homenagem e reafirmamos nosso comprometimento com o Estado de Direito e com um trabalho na busca pela justiça”, disse o advogado Odilon de Oliveira, que falou em nome dos homenageados