Boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) revela que, na última semana, oito pessoas morreram por Influenza em Mato Grosso do Sul, o que dá mais de uma morte por dia no Estado.
No ano, Mato Grosso do Sul já contabiliza 22 óbitos por gripe, sendo que dessas mortes oito são por Influenza A H1N1, uma por Influenza A não subtipada e 13 por Influenza B.
O Estado tem ainda 137 pessoas internadas atualmente por Influenza, sendo 57 destas em Campo Grande. Devido ao aumento de casos e a baixa procura por parte do público, a Prefeitura de Campo Grande liberou a vacinação contra a gripe para toda a população.
O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde da Capital. Das novas mortes confirmadas, vítimas tinham idades entre zero e 78 anos e apenas uma não tinha comorbidade. No caso do bebê, a comorbidade era prematuridade extrema.
Além das mortes, na última semana também foram notificados 391 casos suspeitos de Influenza no Estado, com 59 confirmados para o vírus, uma média de 5,5 por dia. Desde janeiro, são 194 casos confirmados. As crianças são o grupo mais vulnerável, com quase 60% dos casos confirmados sendo pessoas com idades entre zero e 9 anos.
Consequentemente, as crianças também somam a maioria entre os internados, sendo 34,5% dos hospitalizados pessoas entre 1 a 9 anos e 10,8% menores de 1 ano. Já com relação às mortes, a maioria das vítimas tinham idades entre 70 a 79 anos (18,2%); seguida por menores de 1 ano, de 1 a 9 anos e maiores de 80 anos, todos com percentual de 13,6% de óbitos cada.
O número de mortes por gripe neste ano já é maior do que o registrado durante os 12 meses, 2021 e 2020, quando foram 5 e 8 óbitos, respectivamente. No ano passado, 113 morreram vítimas de gripe no Estado.