30.8 C
Campo Grande
quarta-feira, janeiro 7, 2026
Publicidade
Publicidade
InícioGeralGestão Municipal fortalece política de assistência social e amplia a proteção à...

Gestão Municipal fortalece política de assistência social e amplia a proteção à população vulnerável

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS) de Campo Grande executou, ao longo de 2025, um cronograma de atividades voltado à garantia de direitos e à reestruturação de unidades de atendimento. Para ampliar a acessibilidade da população nos territórios, quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras) foram revitalizados e reformados. Projetos inéditos, como o Inverno Acolhedor e a criação de uma gerência específica para o desenvolvimento de ações voltadas à população em situação de rua, ganharam destaque em rede nacional e foram reconhecidos em seminários nacionais e internacionais, fortalecendo o trabalho desenvolvido pelas equipes da SAS.

Na área de Proteção Social Básica, o município promoveu a entrega de reformas e novas sedes para quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras). As unidades Guanandi, Canguru, Vila Gaúcha e Rosa Adri receberam intervenções estruturais que envolveram adequações nas redes elétricas, melhorias de acessibilidade e a construção de salas destinadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

No Cras Rosa Adri, a nova estrutura foi instalada no complexo do CEU das Artes, passando a atender uma demanda de cerca de 5 mil famílias referenciadas. Paralelamente, a gestão municipal reorganizou o fluxo de entrega de cestas básicas, que passou a ser coordenado pela Central de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan), permitindo que os técnicos das unidades se dediquem de forma mais direta ao acompanhamento das famílias por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

O CCI Piratininga também passou por revitalização e inaugurou uma piscina aquecida para atendimento aos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Ainda no âmbito da Proteção Social Básica, o tradicional Fest Suas ganhou um formato inovador no CCI Vovó Ziza, reunindo idosos do SCFV que apresentaram trabalhos com foco na cultura regional e nos serviços ofertados pela SAS.

Ao longo de 2025, os equipamentos de Proteção Social Básica — Cras, Centros de Convivência do Idoso e Centros de Convivência — realizaram 298.698 atendimentos individualizados e 16.924 visitas domiciliares. No período, 178 novas famílias foram inseridas em acompanhamento pelo PAIF e 32.135 usuários participaram do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Por meio da Gerência de Trabalho e Ações de Cidadania, mais de duas mil pessoas tiveram a oportunidade de reciclar conhecimentos e obter certificações em cursos de geração de renda. Ao todo, foram ofertados mais de 80 cursos nas áreas de culinária, moda, beleza e artesanato, contribuindo para a transformação da realidade de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Direitos Humanos

No âmbito da Superintendência de Direitos Humanos, foram fortalecidas importantes campanhas educativas, como a “Esta Vaga Não é Sua Nem Por Um Minuto”, voltada à conscientização sobre o uso indevido de vagas reservadas a pessoas com deficiência em centros comerciais. As equipes da SDHU também coordenaram a emissão inédita de 72 novos documentos de identidade para o público atendido pelo Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos (Ismac), além de comunidades com dificuldade de acesso à região central da cidade.

Outros destaques foram a terceira edição do Festival da Cultura Indígena, com a escolha do Mister e Miss Indígena entre representantes de dez comunidades, e o Amistoso Inclusivo, que reuniu 60 atletas com deficiência física e auditiva na Praça do Belmar Fidalgo.

Destaques nacionais e inéditos

Os serviços especializados registraram mudanças relevantes em 2025, como a transferência do 3º Conselho Tutelar Centro para um prédio revitalizado na região central da Capital, com capacidade para atender cerca de 15 mil crianças e adolescentes dos bairros Amambai, Bela Vista, Cabreúva, Carvalho, Centro, Cruzeiro, Glória, Itanhangá, Jardim dos Estados, Monte Líbano, Planalto, São Bento e São Francisco.

Para o atendimento à população em situação de rua, a SAS iniciou um censo inédito de mapeamento sociodemográfico, em parceria com o Governo do Estado e o Poder Judiciário.

Durante os meses de frio, foi executado o projeto Inverno Acolhedor, que contou com sete fases realizadas no Parque Ayrton Senna, totalizando 1.182 acolhimentos em períodos de baixas temperaturas. A iniciativa ganhou destaque no jornalismo nacional, com exibição ao vivo no programa Encontro, da jornalista Patrícia Poeta, apresentando a estrutura e a dinâmica de atendimento às pessoas em situação de rua, que tiveram acesso a cobertores, alimentação e atendimento psicossocial, por meio de ações integradas com a EMHA, Funsat e Sesau.

Também foi lançado de forma inédita o Fest Kids – Viva a Infância no Suas, evento realizado em todos os territórios atendidos pelos 21 Cras e Centros de Convivência da Rede de Assistência Social do município.

A iniciativa reuniu cerca de 1.200 crianças participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras e Centros de Convivência, distribuídos em seis regiões da cidade.

O evento evidenciou o trabalho desenvolvido pela SAS na proteção social, proporcionando espaços de sociabilidade e experiências lúdicas às crianças. As seis edições contaram com atividades recreativas, culturais e artísticas, com temáticas do universo infantil e valorização de elementos regionais.

A capacitação profissional também se destacou por meio da Escola Municipal do SUAS, que capacitou 2.116 participantes e certificou 2.182 pessoas em cursos de inclusão produtiva. No período, tiveram início as reuniões da Mesa de Negociação e Gestão do Trabalho do SUAS, com o objetivo de fortalecer o diálogo permanente e qualificar as políticas públicas de assistência social.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania também teve destaque na primeira edição do Seminário Internacional Pessoas em Situação de Rua: cuidado integral e direitos já, com a apresentação de três projetos, evidenciando uma rede de proteção social articulada, qualificada e com estratégias inovadoras.

Novos projetos e ações

Para 2026, a SAS projeta a transferência do Centro POP para a antiga sede operacional da secretaria, no bairro Amambaí. O novo espaço contará com estrutura física ampliada, permitindo o aumento do volume de atendimentos, que atualmente supera 30 pessoas por dia.

O local também disporá de salas exclusivas para o desenvolvimento de atividades coletivas e socioeducativas voltadas aos usuários em situação de rua.

O planejamento para 2026 prevê, ainda, a conclusão do censo da população em situação de rua no início do primeiro semestre e a finalização da mudança para o novo prédio administrativo da SAS, localizado no Jardim TV Morena. O espaço, que começou a ser ocupado pelas superintendências no segundo semestre, irá concentrar todas as unidades administrativas da pasta, além do Procon Municipal, da Escola do SUAS e da Superintendência de Direitos Humanos.

Com estrutura ampla e funcional, o novo prédio atende às crescentes demandas e à diversidade dos programas sociais. A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, destacou que 2025 consolidou a presença da pasta nos territórios, aproximando os serviços da comunidade.

“Nossa prioridade em 2025 foi a humanização e a acessibilidade. Os cases de sucesso implantados por nossas equipes cruzaram fronteiras e foram apresentados em seminários internacionais. Também levamos dignidade e informação às pessoas em situação de vulnerabilidade. Para 2026, o desafio é fortalecer ainda mais os serviços, promovendo novas ações que atendam todos os territórios com eficiência”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular