Em visita à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) na tarde desta terça-feira (26), o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, falou sobre a importância do estreitamento de laços com o Estado, destacando parcerias em iniciativas de economia sustentável. Essa é a segunda vez que o emissário do governo japonês vem a Mato Grosso do Sul. Ele recebeu, na Casa de Leis, o Diploma de Ilustre Visitante, por proposição do deputado Roberto Hashioka (União), que tem descendência japonesa.
Hayashi já está a três dias em Mato Grosso do Sul e, como parte de sua agenda de trabalhos, reuniu-se com o governador Eduardo Riedel e com representantes do setor industrial. Na Casa de Leis, ele reforçou seu objetivo de estreitamento das relações entre o Estado e o Japão, enfatizando pautas ambientais.
“Temos conversado aqui em Mato Grosso do Sul sobre economia sustentável. Por exemplo, sobre hidrogênio verde. O Japão tem bastante tecnologia, como, por exemplo, carros a hidrogênio da Toyota. Queremos utilizar mais esse tipo de tecnologia para promover a economia sustentável, inclusive de hidrogênio verde aqui. E Mato Grosso do Sul tem muito potencial de economia sustentável”, disse o embaixador.
Teiji Hayashi também enfatizou a intenção de parceiras em turismo ecológico. “No ano passado, começamos a isenção de vistas para os brasileiros como turistas e homens de negócios. Agora, queremos aumentar o número dos visitantes em ambas direções. Ou seja, visitantes brasileiros no Japão, os japoneses no Brasil. Estou certo que os japoneses têm interesse em conhecer esses recursos turísticos, como o Pantanal, aqui no Mato Grosso do Sul”, afirmou.
O embaixador agradeceu a honraria recebida pela Casa de Leis. “Sempre agradeço muito o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul ao governo japonês e também à comunidade nipo-brasileira. No ano passado, a Assembleia Legislativa celebrou uma sessão solene para comemorar 115 anos de aniversário da imigração japonesa no Brasil. Estamos muito honrados. E hoje, tive essa homenagem. Fico muito à Assembleia Legislativa”, afirmou.
Propositor do requerimento de concessão do Diploma de Ilustre Visitante ao embaixador do Japão, o deputado Roberto Hashioka falou sobre a homenagem prestada e sobre a questão ambiental, destacada por Hayashi. “O embaixador Teji Hayashi é uma simpatia, um homem muito qualificado, que vem aqui para fortalecer ainda mais os laços do Japão com o Brasil através da cultura, da política, da economia”, disse.
“A pauta ambiental está muito presente aqui na Assembleia. Aprovamos recentemente a Lei do Pantanal. Estamos discutindo o carbono zero, a questão do hidrogênio. Então, tudo isso é do interesse do nosso Estado e do Brasil. E aqui, nesta Casa, estamos apoiando efetivamente o Governo do Estado e as parcerias importantes com outros países, inclusive com o Japão”, finalizou Roberto Hashioka.
O embaixador do Japão também foi recebido, na reunião, pelo presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP). Participaram do encontro o cônsul-geral do Japão, Daisuke Hattori, a primeira secretária da Embaixada Japonesa, Yuka Iwanami, entre outras autoridades.
Com cerca de 30 mil descendentes de japoneses, Mato Grosso do Sul abriga a terceira maior colônia do Brasil, conforme dados do Consulado Geral do Japão. A comunidade japonesa no Estado só é menor que as de São Paulo e do Paraná.