O fim de semana será de muito calor e tempo seco em Mato Grosso do Sul, com temperaturas acima de 40% e umidade em índices registrados no deserto. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a previsão para este sábado (13) e domingo (14) indica tempo firme em todo o Estado, com predomínio de sol e variação de poucas nuvens.
Essa condição está associada à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuva. As temperaturas devem ser mais amenas no nascer do dia, mas entram em rápida elevação ao longo das tardes, especialmente nas regiões norte, pantaneira e do bolsão.
Estão previstas mínimas entre 16°C e máximas 34°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Nas regiões sudoeste e pantaneira, as temperaturas devem variar entre 21°C e 41°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte os termômetros devem registrar mínima de 19°C e máxima também de 41°C.
Em Campo Grande estão previstas temperaturas entre 21°C e 36°C. O destaque é a baixa umidade relativa o ar, que deve variar entre 10% e 30%, o que é considerado estado de alerta e caracteriza um ambiente atmosférico potencialmente prejudicial à saúde.
Além disso, as condições meteorológicas previstas também aumentam o risco de ocorrência de incêndios florestais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem alerta vigente de perigo devido à baixa umidade. Além do risco de incêndio, o órgão ressalta que podem surgir sintomas como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O Inmet alerta para que a população tome algumas medidas:
Beba bastante líquido;
Atividades físicas não são recomendadas;
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Na segunda-feira (15), o dia também começa com sol e variação de nebulosidade. No entanto, entre a tarde e a noite, e ao longo da terça-feira (16), há previsão de chuva para algumas regiões. Isto se deve a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, combinada com a presença de um cavado, que pode favorecer o aumento da nebulosidade.
Essas condições meteorológicas aumentam a possibilidade de chuvas, que podem vir acompanhadas de tempestades com raios e rajadas de vento, especialmente nas regiões centro-sul e oeste, mas não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva no restante do Estado.
As temperaturas podem sofrer ligeira queda e devem ficar abaixo dos 40°C na próxima semana, mas ainda com as máximas acima de 35°C. A mínima prevista é de 17°C.




