26.8 C
Campo Grande
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioCulturaFeira virtual “Artesão Livre Especial de Natal” acontece esta semana com opções...

Feira virtual “Artesão Livre Especial de Natal” acontece esta semana com opções a partir de R$ 20,00

Peças exclusivas e diferentes artesanatos confeccionados por reeducandos em unidades prisionais da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) estarão disponíveis para a venda, durante a 14ª Feira Artesão Livre “Especial de Natal”, que inicia nesta quarta-feira (24.11), no formato virtual.

Para a realização, foi elaborado um catálogo dos produtos, além de convite de participação em um grupo no aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp especialmente criado para o evento, que terá dois dias de duração.

Estarão disponíveis para a venda tapetes, esculturas, quadros, bandejas, pinturas em tela, brinquedos, enfeites diversos, entre outros itens. São cerca de 500 artesanatos ao todo, para os mais diferentes gostos e estilos, com preços que variam de 20,00 a 1.200,00 reais.

A Feira do Artesão Livre é uma ação conjunta entre a Agepen e o Ministério Público Estadual (MPE), representado pela 50ª Promotoria de Justiça, e tem como colaboradores o Conselho da Comunidade de Campo Grande e o Instituto Ação pela Paz. Esta será a terceira edição realizada de forma remota.

Ecobags

Uma das novidades deste ano é que as 20 primeiras pessoas que comprarem ganharão como brinde sacolas ecológicas (ecobags), produzidas a partir de uniformes reutilizáveis e resíduos têxteis, produzidas por internos no Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho”, com apoio do presídio feminino de regime semiaberto e aberto de Campo Grande.

A produção de ecobags integra o projeto Resgate, desenvolvido pelas Divisões de Trabalho e Educação Prisional da Agepen, realizado com apoio da professora do Senai, Jéssica Vilela e a consultoria da Isabel Maxfulselt da Empresa Eco Linhas.

Catedral

Uma das peças presentes na Feira de Natal é a réplica da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, construída pelo artesão Edmar Moreira Silva, interno do Estabelecimento Penal de Aquidauana. O trabalho foi realizado dentro do projeto Interarte, coordenado pela psicóloga Maria Odiney Moreira de Cabrera.

Com riqueza de detalhes, a obra de arte envolveu a utilização de 8.200 palitos e seis litros de cola, além de centenas de horas de trabalho e dedicação, com muito talento e criatividade.

Acesso à Feira

Para conhecer e adquirir os produtos disponíveis basta entrar no grupo do WhatsApp e visualizar o catálogo de produtos. Clique aqui  e acesse, lembrando que o grupo se destina exclusivamente à exposição e à comercialização dos produtos confeccionados pelos reeducandos. Os valores arrecadados com a venda dos artesanatos serão revertidos aos custodiados que os produziram e ao sustento de suas famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular