24.8 C
Campo Grande
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioPolíticaAssembleia LegislativaFalta de agentes de saúde preocupa e Lia Nogueira cobra respostas

Falta de agentes de saúde preocupa e Lia Nogueira cobra respostas

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa pedindo que a Prefeitura de Dourados esclareça sobre a situação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Conforme

a parlamentar, o número atual de agentes na cidade está muito abaixo do necessário, o que coloca em risco a saúde da população.

Hoje, Dourados enfrenta um déficit de aproximadamente 70 agentes comunitários de saúde e 40 agentes de endemias, número que compromete o atendimento à população, especialmente nos bairros mais afastados. 

Mesmo tendo feito um concurso público em 2024, a administração municipal ainda não convocou os aprovados. Para Lia Nogueira, isso precisa ser resolvido com urgência. “Não dá pra entender como a cidade enfrenta um problema tão sério de falta de agentes e mesmo assim os aprovados ainda não foram chamados. Esses profissionais são fundamentais para cuidar da nossa gente”, afirmou a deputada.

O requerimento questiona ainda sobre a situação de mais de 130 agentes admitidos em 2000, mas que ainda não foram incluídos no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do município, o que significa que não têm direito à progressão na carreira e continuam recebendo salários defasados.

No documento apresentado, a deputada pede que o prefeito Marçal Filho (PSDB) esclareça qual é o cronograma para convocar os aprovados no concurso de 2024, quais medidas estão sendo tomadas para resolver a falta de agentes no município e se há previsão para incluir admitidos há mais de 25 anos no PCCR.

“Esperamos que a administração tome providências e valorize os profissionais que cuidam da saúde das pessoas todos os dias, nas ruas, nas casas e nos postos. É preciso olhar para esses trabalhadores com respeito e garantir que tenham as condições necessárias para continuar fazendo esse trabalho tão essencial”, finalizou Lia Nogueira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular