Na instalação do Gabinete de Integração em Dois Irmãos do Buriti, o presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, fez questão de conhecer a Penitenciária Estadual daquela comarca. A visita foi realizada na tarde de sexta-feira, dia 28 de julho, e impressionou o administrador da Corte, que fez questão de caminhar por todos os setores, cumprimentar servidores, entender o funcionamento e visitar a fábrica de lingerie.
Em relação a essa oficina laboral, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e o Conselho da Comunidade viabilizaram a edificação do barracão de 170 m² dentro da unidade prisional, construído pelos próprios presos, para criar novas vagas de trabalho aos internos. A proposta teve ainda o auxílio da iniciativa privada, responsável pelo fornecimento dos insumos e equipamentos necessários ao funcionamento da fábrica inaugurada em maio deste ano.
Desde então, cerca de 30 presos devidamente remunerados já produziram em maio 55.503 peças, em junho 80.465 e julho 88.587, sendo este último número ainda não finalizado. “Toda a produção já começa vendida para uma empresa do Rio Grande do Sul, mas o que nos motivou a fazer essa parceria foi muito mais a responsabilidade social do que lado o financeiro”, compartilhou a proprietária da fábrica, Cristiane Oliveira Norberto Paiva.
O espaço com finalidade produtiva, educativa e de ressocialização foi possível por meio de investimento no valor de R$ 44.798,52 das penas de prestação pecuniária e do Conselho da Comunidade de Dois Irmãos do Buriti. Uma forma de garantir meios para a conquista de uma nova vida em liberdade. “No começo não sabíamos o que iria acontecer, mas não temos problema nenhum e o salário que recebem ajuda a família deles lá fora”, releva o diretor da penitenciária, Reginaldo Régis.