23.8 C
Campo Grande
domingo, dezembro 14, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioCulturaExposição no TJ homenageia divisão do Estado de MS

Exposição no TJ homenageia divisão do Estado de MS

Na tarde da última quarta-feira (6), no espaço da Galeria dos Desembargadores, no prédio do Tribunal de Justiça, foi lançada a exposição “Cores & Formas”, do artista plástico Ary Corrêa Jr. A exposição é resultado de uma parceria do Tribunal de Justiça de MS com o Instituto Cultural Mara Dolzan. As 17 obras de arte ficarão expostas no período de 7 de outubro a 6 de dezembro, das 12 às 17 horas.

O evento, oficializado pela Presidência do Tribunal de Justiça, é realizado como celebração e homenagem à data de criação do Estado de Mato Grosso do Sul, dia 11 de outubro, próxima segunda-feira. Foi no dia 11 de outubro de 1977 que o então presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar 31 e criou o Estado de Mato Grosso do Sul, em área desmembrada do Estado de Mato Grosso.

O artista sul-mato-grossense Ary Corrêa Jr. já expôs em importantes galerias de Roma e de São Paulo, e dedica-se a criar paisagens de sonhos, uma espécie de visões fantásticas de um poeta expressionista e místico.

História – No dia 1º de janeiro de 1979 tomaram posse os deputados eleitos, em 15 de novembro de 1978, para a Assembleia Legislativa e Constituinte de Mato Grosso do Sul, conforme previsto na LC 31. O primeiro governador foi o engenheiro gaúcho Harry Amorim Costa.

Para quem não conhece a história da criação de MS, na segunda metade da década de 1960, o território que hoje compreende o Estado de Mato Grosso do Sul vivia um momento de expansão e crescimento, com incentivos à produção, construção de novas estradas e demais processos de modernização da região. O movimento divisionista fortaleceu-se na década de 1970.

A ideia de criar o Estado de Mato Grosso do Sul foi encampada pelo então Presidente da República, Ernesto Geisel, o qual via razões estratégicas para a separação, além de razões históricas, visto que o norte e o sul de Mato Grosso tiveram desenvolvimentos diferentes, em termos culturais e econômicos.

Além disso, a disputa política entre os líderes do sul e norte e da própria administração do Estado, na qual sempre houve dois núcleos, um em Cuiabá e outro em Campo Grande, motivou a divisão do Estado. A região norte e a sul de Mato Grosso eram praticamente separadas pela planície do Pantanal, diferentes nos aspectos físicos, étnicos e econômicos. Enquanto o norte pertencia à bacia Amazônica, o sul pertencia à bacia do Prata.

De acordo com a Lei Complementar nº 31, Mato Grosso do Sul ficaria com 55 municípios, população estimada em cerca de 1.400.000 habitantes e mais de 358.000 km² de área. Já Mato Grosso, permanecia com 38 municípios, população estimada em 900.000 habitantes, distribuída em 881.000 km² de superfície. A solenidade de instalação do Estado ocorreu em 1º de janeiro de 1979, empossando o 1º Governador, Harry Amorim Costa.

Em meio a este contexto histórico é que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul teve seus primeiros anos de funcionamento.

Serviço – Para mais informações sobre a exposição, basta entrar em contato pelo telefone 3326-8679 ou pelo e-mail [email protected].Autor da notícia: Secretaria de Comunicação – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular