O hall da entrada principal do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul deu lugar a uma passarela com direito a luzes, telão, pipoca, entrega de presentes e muita emoção que tomou conta de todos que prestigiaram o Desfile realizado, em comemoração ao Dia Mundial da Síndrome de Down, celebrado nesta quinta-feira, 21 de março. Alunos da Associação Juliano Varela, colaboradores na Corte de Contas, e convidados foram as estrelas da festa.
“Hoje não fomos para a rua 14 de Julho tentar falar para a sociedade, como fazemos há 30 anos, porque hoje o TCE-MS nos permitiu mostrar o resultado do nosso trabalho. Com essa ação hoje aqui, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul não faz da inclusão social algo demagógico, que inclusão não se faz somente com discurso, ele demonstra que inclusão social se faz com ação inclusiva”, declarou Maria Lúcia Fernandes (Malu), cofundadora da Associação Juliano Varela, que ainda destacou:
“Vocês estão fazendo a parte de vocês e isso nos deixa com o sentimento do dever cumprido, porque se esse momento não acontecesse hoje aqui, nós, da Juliano Varela, um dia poderíamos nos cansar desse trabalho, que são 30 anos, metade da minha vida, e vocês hoje mostrando os nossos alunos para o mundo, isso só nos motiva a continuar! ”, finalizou Malu.
Emocionado, o presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, compartilhou como surgiu a ideia da celebração ao Dia Mundial da Síndrome de Down na Corte de Contas. “Tudo surgiu quando os quatro [Rhuanna, Alison, Duda e Larissa] me procuraram dizendo que precisavam falar comigo. Na conversa vimos a possibilidade de poder proporcionar a eles a realização de seus sonhos. Esses quatro alunos da Associação Juliano Varela fazerem parte do quadro de servidores aqui do Tribunal de Contas, é porque Deus atendeu ao pedido de todos nós, que era o de trazer alegria, felicidade, paz e muito amor. E o significado de tudo isso que estamos vendo aqui hoje, é dessa última palavra – amor”.
Responsável pela coordenação dos alunos da Escola Juliano Varela no TCE-MS, a servidora Girlaine Gouveia declarou que é um privilégio poder acompanhar diariamente o trabalho e o desenvolvimento dos alunos junto ao Tribunal de Contas. “Estou muito emocionada e feliz por essa realização e inclusão da Juliano Varela junto a nossa Corte de Contas. Agradeço ao presidente do TCE, conselheiro Jerson Domingos, que não mede esforços em nos apoiar em todas as ações e projetos que desenvolvemos aqui na Corte de Contas. E a inclusão dos alunos da Juliano Varela foi um presente para nós servidores. Cada sorriso, cada momento, o dia a dia com eles tem sido uma experiência única e aprendemos com eles de que tudo pode ser mais fácil”.
A comemoração
Desde as primeiras horas do expediente na manhã desta quinta-feira (21), o Tribunal de Contas contou com uma programação diferente e muito especial para celebrar a importante data. A aula da colaboradora do TCE-MS e aluna da Associação Juliano Varela, Rhuana Marsura, deu o tom de como seria o restante do dia para os servidores na Corte de Contas – de muita emoção.
“É indescritível todo esse momento que minha filha está passando. Ela ter vindo trabalhar aqui no TCE-MS, ser tratada com todo esse carinho e amor não tem preço. Eu agradeço muito ao presidente Jerson Domingos e aos conselheiros por esse momento tão especial que nunca nos esqueceremos”, declarou Guida Marsura, mãe de Rhuanna.
Além de Larissa, idealizadora do desfile, Rhuanna, Duda e Alison, colaboradores no TCE-MS, o desfile contou com a participação dos convidados especiais – Juliano Varela, Nicky Moreli, Marina, Célio, Matheus, Jade e Débora.
Para Ana Paula Garcia, servidora e mãe de Marina, trabalhar na Corte de Contas de MS é poder sentir-se incluído. “Eu sempre disse que aqui é um lugar especial para trabalhar, porque todos nos sentimos incluídos, tudo aqui é celebrado, como o Dia da Mulher, as campanhas pela saúde dos servidores, somos incluídos em todas as ações. E vivenciar a data de hoje, aqui no Tribunal de Contas, viver o diferente, o atípico, comemorando o dia 21 de março, Dia Mundial da Síndrome de Down foi muito importante. Quando convidaram minha filha para participar, eu como servidora me senti incluída nesse meio, fiquei muito emocionada, só tenho a agradecer ao presidente Jerson Domingos, aos conselheiros e aos colegas servidores”.
A programação em celebração ao Dia Mundial da Síndrome de Down contou com mais realização de sonhos, como o momento da entrega da câmera fotográfica feita pelo presidente Jerson Domingos ao colaborador Alison, um dos fotógrafos do TCE-MS, e o sonho de Duda, que foi a entrega dos uniformes sociais aos colaboradores.
Sonho realizado
Com 28 anos de idade, Rhuanna Carla Marsura Said tinha um sonho: ministrar uma aula como professora. E, em comemoração ao Dia Mundial da Síndrome de Down, celebrado nesta quinta-feira, 21 de março, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul concretizou este que já não é mais um sonho, e sim, realidade na vida de Rhuanna.
Com alegria e focada em sua participação, ao chegar no auditório da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), a professora Rhuanna cumprimentou os servidores da Corte de Contas que aguardavam ansiosamente pela inédita aula, que teve como tema – O Alfabeto.
Com recursos de powerpoint e vídeos preparados por Rhuanna com o auxílio das servidoras Girlaine Oliveira e Bianca Vieira, a professora por um dia, didaticamente, explicou a importância de cada letra e seus significados.
Para a coordenadora de Capacitação e Extensão da Escoex, Serley Santos Silva, fazer parte do processo de construção para que Rhuanna pudesse ter condições de ministrar a aula foi muito gratificante.
“Realizar o sonho de uma criança é fantástico. Fui muito tocada pela sensibilidade e esforço dela, em querer ser uma professora. Um momento mágico para todos nós, tanto na escolha dos vídeos, de como ela poderia fazer essa aula, e o mais importante de tudo isso, foi como ela aceitou e a facilidade que teve pelo aprendizado de trazer isso com emoção, responsabilidade. E ressalto que essa gestão acalenta a nossa alma, pela inclusão, e isso não tem preço que pague, isso mostra o quanto essa gestão do TCE-MS respeita a todos nós e o quanto é humana”, declarou Serley.
Quem também ajudou na preparação de Rhuanna para ministrar a aula, foi a servidora Bianca Vieira, que trabalha ao lado de Rhuanna na Diretoria das Sessões dos Colegiados da Corte de Contas. “Uma grande alegria a realização do sonho de Rhuanna, e isso nos impactou sobremaneira, porque estamos com ela todos os dias em nosso setor e vemos o quanto ela é amorosa e aplicada. Em nome da Diretoria das sessões agradeço por ter participado desse momento porque realmente, a Rhuanna mudou o ambiente com a energia e o carinho dela, ficamos todos muito felizes com isso”, declarou.
Presente no “aulão” como um dos alunos mais interessados, o presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, explicou que inicialmente a proposta era de realizar os sonhos dos alunos que são colaboradores na Corte de Contas, mas que com a ação de hoje, ocorreu o inverso. “Essas crianças é que estão realizando os nossos sonhos. De tudo aquilo que sempre desejamos em nossas vidas, vemos hoje sendo realizados por meio deles. E a aula da Rhuanna foi um momento especial que é somente o começo de toda a emoção que nos espera nesta manhã aqui no Tribunal de Contas”.