28.8 C
Campo Grande
domingo, dezembro 7, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioGeralEvento ‘Fortalecendo Vozes’ apresenta políticas públicas às mulheres indígenas na Capital

Evento ‘Fortalecendo Vozes’ apresenta políticas públicas às mulheres indígenas na Capital

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Executiva da Mulher (Semu) realizou na tarde desta sexta-feira (25), o evento “Fortalecendo Vozes – Consolidando Políticas Públicas para as Mulheres Indígenas”, com objetivo de apresentar às mulheres indígenas os serviços oferecidos na Casa da Mulher Brasileira, apresentados pelos próprios responsáveis de cada setor. A ação foi realizada no auditório da CMB.

“Esse evento é inédito, surgiu da necessidade da transversalidade das nossas políticas públicas chegarem às mulheres de todos os cantos dessa cidade. Muitas estão no ciclo da violência e não tem entendimento dessa situação, não sabem nem como pedir ajuda para sair desse ciclo de violência. Então aqui a gente começa a trazer esse conhecimento do que é violência, dos trabalhos que aqui são oferecidos, a questão do atendimento do psicossocial, a questão do acolhimento, do alojamento de passagem, de toda a assessoria jurídica que aqui nós temos também, além delas tomarem conhecimento dos projetos e programas que estão sendo desenvolvidos pela Semu”, explicou Angélica Fontanari, secretária executiva da Semu.

Compreendendo que o acesso à informação é um direito fundamental, a Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas promovem esse encontro para que todas as mulheres indígenas, independentemente de suas etnias, possam, a partir do conhecimento, tornar-se agentes de transformação em suas vidas e nas vidas de outras mulheres.

“Com essas informações e orientações vindas da Casa da Mulher Brasileira, nós conseguimos entender melhor qual a função de todos esses órgãos que trabalham juntos a pauta contra a violência e saímos daqui comunicadoras, reprodutoras desse atendimento para as nossas mulheres indígenas nas nossas aldeias urbanas e até mesmo nos territórios rurais da nossa cidade. Esse é o resultado final que a gente queria, nossa principal dificuldade era justamente essa comunicação e hoje muitas que participaram desse evento saem daqui com a noção de seus direitos e como se protegerem da violência doméstica”, disse Silvana Terena, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas.

Em geral, as mulheres indígenas de aldeias urbanas são responsáveis pela manutenção das línguas e dialetos, culturas e vida dos povos indígenas. Elas também são as principais defensoras dos territórios e da cultura tradicional e muitas delas também são provedoras de suas famílias. Para Val Eloy, que faz parte da Articulação Nacional das Mulheres Guerreiras da Ancestralidade, a ação da prefeitura pode ser um referencial nacional para a gestão de novas políticas públicas.

“Estamos com a missão de fortalecer as mulheres do Estado, principalmente na questão da violência contra o gênero e colocar no topo, o protagonismo das mulheres indígenas em contexto urbano. Parabenizo essa iniciativa hoje aqui em Campo Grande, um dia muito especial, um dia importante para a nossa resistência e de luta das mulheres indígenas”, finalizou.  

Na ocasião, o Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas concedeu o Diploma de Mérito a pessoas que se destacam por sua atuação em prol das causas indígenas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular