Idealizado e promovido por suas entidades com grande expertise na comunicação pastoral, a Especialização é uma oportunidade para se dar um passo à frente na comunicação pastoral
Quem se propõe, como missão de vida, ser um comunicador, deve sempre buscar a atualização dos modos de fazê-lo, buscando os novos meios e ambientes para que sua mensagem reverbere para um público abrangente. O curso de Especialização em Comunicação, Teologia e Cultura, promovido pelo Itesp e Sepac, é uma oportunidade para que se dê um passo à frente na sua formação em comunicação.
O curso proporcional, tanto para comunicadores que buscam a especialização, ou para quem quer um curso de extensão nos temas abrangidos, uma grade interdisciplinar que abrange vários campos do saber, com aulas teórico-práticas , com visões teológica e humanista, para também formar comunicadores pastorais.
Com uma visão integral do papel do comunicador na vida pastoral, o curso segue três eixos: comunicação, educativo e humanista. Isso ajuda na reflexão e prática da comunicação pastoral e educativa no contexto da cultura digital.
O curso é dividido em módulos, com turmas reduzidas, o que permite um atendimento personalizado ao aluno, já que o módulo de julho próximo terá aulas on-line em função da pandemia. Laboratórios modernos, material didático de qualidade e orientação de um corpo docente altamente qualificado fazem do curso de Especialização em Comunicação, Teologia e Cultura Itesp/Sepac uma referência na comunicação pastoral. O curso é reconhecido pelo MEC, tanto para Pós-graduação (lato sensu) quanto para a Extensão Acadêmica.
Opinião de ex-alunos – “O curso serviu para que eu aperfeiçoasse o que eu aprendi na minha graduação em Comunicação”, disse Irmã Quitéria Rosa, de Recife, Pernambuco, que fez a Especialização. Já para o seminarista Ivis Dantas, de Paranavaí, no Paraná, também aluno, a Especialização fez que ele mudasse o modo de como via o ato de comunicar. Para Lucely Monteiro, de Partintis, no Amazonas, o curso de Especialização em Comunicação, Teologia e Cultura, do Itesp e Sepac acrescentou conhecimento científico, humano e espiritual à carreira.
Para mais informações sobre o curso e inscrições:
Sepac: (11) 94168-5287 (whatsapp) ou e-mail para: [email protected]
O ITESP – O Instituto Teológico São Paulo surgiu da necessidade, sentida por diversas Congregações religiosas, em dar uma formação teológica aos seus membros que estivesse em sintonia com o espírito renovador do Concílio. Nesse sentido, tornava-se indispensável unir as forças dos diversos institutos religiosos para obter o objetivo pretendido. Em meados de 1971, foram feitos contatos entre os responsáveis pela formação teológica de diversas Congregações buscando tornar viável o projeto. Desses esforços resultou um primeiro acordo entre a Congregação dos Missionários de São Carlos, a Congregação do Santíssimo Redentor e a Congregação do Verbo Divino, pelo qual se fundava o Instituto Teológico São Paulo (ITESP) com o objetivo precípuo de dar aos candidatos ao sacerdócio uma formação teológica conjunta. Esse propósito implicava no esforço de adaptar os diversos currículos, pois cada Seminário Maior, apesar de seguirem as orientações eclesiásticas, davam uma organização própria das diversas disciplinas teológicas.
Paulinas SEPAC – Serviço à Pastoral da Comunicação – é um centro de capacitação que iniciou em 1982, para refletir sobre os processos comunicacionais e formar agentes sociais e pastorais na área da comunicação e cultura. Nasceu num contexto social, cultural e político em que as discussões sobre comunicação buscavam uma nova ordem mundial e latino-americana para a comunicação democrática e participativa. O contexto eclesial também desejava encontrar um caminho para a reflexão crítica da comunicação voltada para a transformação da realidade. Pioneiro no serviço à pastoral da comunicação, o SEPAC é hoje uma referência.