29.8 C
Campo Grande
domingo, dezembro 14, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioEconomiaAgronegócioEstande da Prefeitura na Expogrande conecta Campo Grande ao mundo com projetos...

Estande da Prefeitura na Expogrande conecta Campo Grande ao mundo com projetos sustentáveis e inovação

O primeiro dia de programação do estande da Prefeitura Municipal de Campo Grande na 85ª Expogrande foi marcado pela construção de pontes internacionais. A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, recebeu nesta sexta-feira (4), o Cônsul Honorário do Brasil no Luxemburgo, André Bezerril, para tratar sobre parcerias internacionais voltadas ao desenvolvimento sustentável e novas possibilidades de captação de recursos externos.

O Cônsul Honorário do Brasil no Luxemburgo apresentou um projeto desenvolvido em parceria com empresas suíças, voltado à criação de uma plataforma digital baseada em blockchain para registro e comercialização de ativos ambientais, como créditos de carbono e indicadores ESG. A expectativa é que esse projeto possa ser demonstrado durante a COP 30, que será realizada em Belém (PA), em novembro. Em 2026, Campo Grande sedia a 15ª Conferência das Partes (COP15) da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias, consolidando a Capital no mapa das cidades com práticas inovadoras de sustentabilidade.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), Ademar Silva Junior, falou sobre a importância da certificação de práticas sustentáveis e da valorização da agricultura familiar como pilares para atrair investimentos e gerar desenvolvimento econômico com responsabilidade social. “Estamos nos preparando para transformar Campo Grande em referência na pauta verde, reorganizando estruturas e criando ambientes propícios para que novas empresas se instalem com segurança e apoio técnico”, explicou.

A COP pode ser um divisor de águas, mas é preciso se preparar para chegar com propostas bem estruturadas. A prefeita Adriane Lopes ressaltou que a Capital está estrategicamente posicionada para se tornar um dos principais polos de negócios da América do Sul, especialmente com o avanço da Rota Bioceânica. “Nosso foco é aproximar Campo Grande do mundo. Queremos atrair investimentos, gerar empregos, fomentar a inovação e mostrar que estamos prontos para liderar um novo ciclo de desenvolvimento sustentável e inteligente”, afirmou.

Por isso, as sinergias com projetos como o apresentado pelo Cônsul Honorário do Brasil no Luxemburgo são tão importantes. “Podemos montar uma equipe multissetorial, envolvendo governo, empresas, entidades sociais e até o Parque Tecnológico, para viabilizar projetos sustentáveis em diferentes segmentos: logística, comércio, indústria e serviços”. Emendou Ademar Silva Junior.

Bezerril falou sobre o trabalho que vem fazendo para facilitar o acesso direto de empreendedores brasileiros a esses recursos internacionais, sem necessidade de intermediação bancária. “Nosso objetivo é conectar projetos locais com fundos internacionais que estão em busca de iniciativas sustentáveis, especialmente na área de ESG e créditos de carbono”, afirmou.

Um dos temas abordados foi o acesso a essas linhas de financiamento disponíveis no mercado europeu, por meio da Bolsa de Luxemburgo, que oferece juros baixos, menor risco e flexibilidade nos termos de negociação. “As condições de captação de recursos no exterior são melhores: os juros são mais baixos, há maior oferta de capital e o risco é menor. Existe flexibilidade para montar propostas com carência, prazo de pagamento e taxa de juros definidas pelo próprio proponente. Tudo isso, sem intermediação bancária, diretamente com a Bolsa de Luxemburgo”, explicou.

Como encaminhamento prático, ficou definida a criação de um grupo de trabalho multissetorial com representantes do poder público, setor privado, academia e entidades sociais. Esse grupo será responsável por mapear demandas locais, estruturar projetos e viabilizar a adesão de Campo Grande a mecanismos internacionais de financiamento.

A reunião foi mais um passo da gestão municipal no sentido de internacionalizar a economia da capital sul-mato-grossense, buscando soluções concretas para os desafios locais, abrindo caminhos para um futuro de inovação, inclusão e sustentabilidade.

O encontro também contou com a participação da secretária especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas (SEPPE), Catiana Sabadin.

Estande da Prefeitura na 85ª Expogrande

Inaugurada na quinta-feira (3), o espaço da Prefeitura neste ano conta com a parceria da Câmara Municipal, e funcionará diariamente das 9h às 21h no Parque de Exposições Laucídio Coelho, até o dia 13 de abril, oferecendo serviços, atendimentos e debates estratégicos e fomento de negócios.

Confira abaixo a programação completa do dia 4 de abril (sexta-feira)*

  • 9h00 – Curso de Gestão Financeira
  • 13h30 – Oficina em Cultura no âmbito da Rota Bioceânica
  • 17h00 – Reunião do Ecossistema de Inovação
  • 18h00 – iRancho – Sua Fazenda na Palma da Mão
  • 18h30 – Oportunidades e cases de sucesso no agronegócio: palestrante Marcelo Nunes (vice-presidente PIT São José dos Campos/SP)
  • 19h00 – Atração Cultural: Isadora e Heloisa
  • 21h00 – Encerramento das atividades do estande

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular