25.8 C
Campo Grande
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioPolíticaAssembleia Legislativa“Estamos vivendo um caos na saúde pública”, diz Kemp na tribuna com...

“Estamos vivendo um caos na saúde pública”, diz Kemp na tribuna com apelo aos Governos

Mais uma vez a saúde pública da Capital é tema de assunto na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Segundo argumentou o deputado Pedro Kemp (PT), a situação está à beira do colapso.

“No dia de ontem, quase 100 pessoas estavam em leitos improvisados nos hospitais e UPAs que atendem o Sistema Único de Saúde. Temos uma demanda por vagas que não consegue atender todos os casos, incluindo os emergenciais, operando acima da capacidade. A gente precisa encontrar uma solução, estamos vivendo um caos da saúde”, lamentou.

Quanto à Santa Casa, hospital de referência credenciado ao SUS, o deputado disse que foi registrado o total de 58 pessoas na área verde, onde há sete vagas. “Na área vermelha tem seis vagas, mas estava com nove pacientes. Então a situação está muito complicada e a população tem nos ligado. Uma paciente de câncer de mama teve a cirurgia suspensa, a pessoa entra em desespero que não pode esperar”, detalhou.

A Santa Casa anunciou ainda, segundo Pedro Kemp, que está atendendo normalmente os planos particulares, mas quando se refere ao SUS, o atendimento está prejudicado pois não estariam recebendo o contratualizado referente aos atendimentos. “E explicaram que muitas vezes quando a Central de Regulação destina paciente com emergência e eles o colocam em uma maca, em uma situação não ideal para não responder por omissão de atendimento, mas que já estão atendendo muito além da capacidade. Fica o alerta à Secretaria de Saúde para reunir os gestores e reduzir algumas situações dramáticas”, afirmou o parlamentar.

O deputado Lidio Lopes (Sem partido) disse que a Saúde de Campo Grande já está colapsada e que não é um caso isolado, visto que em reunião com outros 40 prefeitos, a prefeita Adriane Lopes disse que a situação é preocupante a todos. “Não teve um que falou que está perfeito. Pós Covid 19 aumentaram as demandas e Campo Grande está tocando a saúde de Mato Grosso do Sul inteira. Temos 1.586 mil cartões do SUS emitidos aqui, sendo que somos quase 1 milhão de habitantes”, comparou.

Segundo estimou Lidio Lopes junto à Prefeitura de Campo Grande, muitas cidades do interior encaminham os pacientes para a Capital e eles também contam com os medicamentos da rede municipal. “Campo Grande precisa de ajuda. São 220 leitos nas UPAs, são 7 Upas e 3 UBSF, esse final de semana 39 pacientes eram do interior do estado. A Santa Casa é credenciada direto ao SUS, ou seja, o dinheiro só é repassado, pago todo em dia. Agora não tem como aumentar o repasse se não aumentar os serviços ofertados. Então o problema é que sempre está lotado”, ponderou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular