24.8 C
Campo Grande
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioEconomiaAgronegócioEstado acompanha discussões do Plano Mestre do Corredor Bioceânico de Capricórnio

Estado acompanha discussões do Plano Mestre do Corredor Bioceânico de Capricórnio

Representantes do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile se reuniram na quinta-feira (14) para debater soluções para os desafios enfrentados no Corredor Bioceânico de Capricórnio. A reunião multilateral aconteceu no Cabildo da Província de Jujuy, na Argentina e contou com a participação de autoridades públicas e privadas. A assessora da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) Danniele Paiva, representou o Governo de Mato Grosso do Sul no evento.

No evento, foram discutidos os gargalos identificados pelas consultorias contratadas pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a elaboração do Plano Mestre Regional de Integração e Desenvolvimento do Corredor Bioceânico de Capricórnio (PM-CBC). Foram destacados 15 desafios para a integração regional, abordando temas como a digitalização de documentos, a padronização de regulamentações e a harmonização dos processos aduaneiros entre os países envolvidos. “A cooperação entre os governos e o setor privado é essencial para tornar o corredor mais eficiente e competitivo”, destacou Dannielle Paiva.

Durante a programação, foram discutidas questões como a unificação dos sistemas de controle migratório, a padronização de lacres e precintos aduaneiros, a digitalização de documentos obrigatórios e a melhoria na infraestrutura para facilitar o fluxo logístico. Também foram debatidos os impactos das diferenças de fuso horário e feriados nos trâmites fronteiriços.

O acompanhamento dos assuntos relacionados ao Corredor Bioceânico de Capricórnio, que vai ligar o Brasil, a partir de Porto Murtinho, aos portos do Oceano Pacífico no Chile, passando pelo Paraguai e Argentina é estratégico para o Governo de Mato Grosso do Sul. Com a viabilização e consolidação do Corredor espera-se um aumento na competitividade do setor produtivo e a ampliação das exportações e importações sul-mato-grossenses e de outros Estados.

A próxima reunião multilateral está prevista para o segundo semestre de 2025, quando serão apresentados avanços e novos desafios para a operacionalização do corredor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular