Escola de samba tricampeã do Carnaval de Campo Grande (MS) no ano passado, a “Deixa Falar” desfila, na noite desta terça-feira (21/02), na Praça do Papa, localizada na Avenida dos Crisântemos, no Bairro Vila Sobrinho, com um samba enredo em homenagem ao colunista social Salvador Dodero. De acordo com o presidente Francis Fabian, a expectativa da diretoria e da comunidade da Vila Nasser é levar para a avenida um carnaval multicolorido e alegre.
“Através da visão de um Pierrot, exaltando, desta feita, a alegria e, sobretudo, a história e cultura do maior espetáculo a céu aberto em que a inspiração nos permite viajar de Tia Ciata à Comédia de l’Arte”, declarou o carnavalesco e estilista Francis Fabian, explicando que a agremiação vai apresentar um breve relato sobre a história de carnavais de outros tempos.
“O nosso enredo ‘Carnavalis’ levará para a passarela do samba um breve relato sobre a história dos carnavais de outrora, as tradições dos blocos de rua, os grandes bailes de salões, os carnavais em volta dos coretos nas pracinhas, os desfiles de fantasias e os tradicionais carnavais de Campo Grande. Salvador Dodero será um dos homenageados pela sua importância nos grandes ‘Bailes do Havaí’, no Rádio Clube, e pela sua trajetória em várias escolas de samba da cidade”, detalhou o presidente da Deixa Falar.
O estilista e carnavalesco Francis Fabian observa que criou estilos de fantasias exóticas e peças ímpar também em material reciclado e levará para avenida belíssimas alas, trazendo a memória de uma das maiores festas populares brasileira, prestando homenagem em vida a Salvador Dodero, que incentivou o Carnaval em Campo Grande.
Ele também fez questão de lembrar da bateria “Filhos de Jorge”, comandada por Nayara Thomaz, que é a primeira mulher mestre de bateria do Brasil. “Estamos preparadíssimos e vamos para a avenida nesta terça-feira para manter a tradição de mais uma vitória”, disse Nayara Thomaz.
O homenageado
Salvador Dodero permeou o poder, a alegria, o luxo e o sentimento de humanidade dentro da sua trajetória em Mato Grosso do Sul e será homenageado pela escola de samba “Deixa Falar”. Com tantas boas lembranças e alegrias não será nada difícil escrever sobre um homem do bem, que tem um olhar de amor para com a vida e as pessoas.
Ele viveu e vive à frente do seu tempo, vivenciando os camarotes dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, ainda muito antes da existência do sambódromo, quando as escolas desfilavam na Avenida Presidente Vargas, ao fundo a Igreja da Candelária. Esse intercâmbio pioneiro nas belezas magistrais, Salvador Dodero foi o porta-voz.
Diplomata, ele foi um dos primeiros colunistas sociais de Mato Grosso do Sul, o embaixador ao receber as visitas de autoridades, se tornou um príncipe, um lorde das terras fronteiriças. No ano de 2011, Salvador Dodero fundou, com um grupo de amigos, a escola de samba Deixa Falar, que conquistou, em dois anos consecutivos, a vitória.
Além disso, ele coordenou por 25 anos os concursos de Miss Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Salvador Dodero era diretor cultural de eventos no Rádio Clube em Campo Grande, nas décadas de 70 e 80, fazendo um trabalho relevante com os bailes do Havaí.
O colunista social também incentivava os blocos de carnaval, estilos que contam a história, o que marcou a época como “Anos Dourados”, quando as gerações de fundadores de Campo Grande reuniam-se na maior festa popular com a presença de árabes, japoneses, italianos e filhos de imigrantes que faziam acontecer na Capital.