O apagão nacional que deixou várias cidades em 20 estados do Brasil sem energia, na manhã desta terça-feira (15), afetou 16 municípios de Mato Grosso do Sul, mas o restabelecimento ocorreu de forma gradativa.
Conforme a Energisa, concessionária que distribui energia elétrica para 74 das 79 cidades sul-mato-grossenses, a interrupção aconteceu às 7h30 e foi normalizada às 7h57. Em alguns locais, poucos bairros foram afetados. Em outros, a totalidade dos consumidores ficou sem energia.
Os municípios afetados completamente foram: Corumbá, Bodoquena, Itaquiraí, Fátima do Sul, Vicentina e Laguna Carapã.
Entre as cidades impactadas parcialmente estão: Coxim, Aparecida do Taboado, Miranda, Dourados, Caarapó, Jardim e Rio Brilhante. Na área rural, os municípios atingidos foram: Eldorado, Ivinhema e Bonito.
Conforme a Energisa, a falta de fornecimento se deu em razão de um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país. Como proteção, por determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão.
Entre as distribuidoras do grupo, a Energisa Mato Grosso do Sul, Minas Rio, Sul-Sudeste e Paraíba tiveram o fornecimento de energia elétrica normalizado. Ainda em andamento, constam Energisa Rondônia, Acre, Tocantins, Mato Grosso e Sergipe.