26.8 C
Campo Grande
quarta-feira, dezembro 10, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioPolíticaAssembleia LegislativaEm Brasília, Pedrossian Neto apresenta viabilidade de trecho da Malha Oeste e...

Em Brasília, Pedrossian Neto apresenta viabilidade de trecho da Malha Oeste e ministro vai reabrir estudos

Em Brasília (DF), o deputado estadual Pedrossian Neto (PSD) reuniu-se com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para defender a retomada da ferrovia Malha Oeste e o trecho da linha ferroviária que abrange Campo Grande a Ponta Porã.

Essa tem sido pauta levantada pelo deputado desde o começo de seu mandato, quando iniciou uma série de audiências públicas pelo interior de Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, o pedido pela volta da ferrovia com o ramal citado acima, ganhou o apoio dos prefeitos das cidades de Sidrolândia, Maracaju, Dourados e Ponta Porã, além dos sindicatos e produtores rurais.

“Nós contestamos o ministro [na reunião de ontem], de forma técnica. O ministro ficou impressionado com a robustez dos nossos argumentos, com os dados técnicos, e inclusive, ele pediu para reexaminar a matéria. O ministro disse que, pelos dados, a ANTT [Agência Nacional dos Transportes Terrestres] errou ao dizer que o ramal não seria viável. Nós abrimos uma nova discussão, um novo capítulo, para incluir o ramal Campo Grande-Ponta Porã, que era considerado carta fora do baralho”.

O deputado Pedrossian Neto mostrou que, apenas nos municípios por onde passa a ferrovia e os distantes até 100 quilômetros, a safra de 2023 resultou em mais de 5 milhões de toneladas de soja e 6 milhões de toneladas de milho.

“Só no ramal Campo Grande-Ponta Porã, nós temos 18 milhões de toneladas de carga para ser transportada. Então não fica de pé a argumentação da ANTT, de que não existe carga e que portanto não teria viabilidade. E carga, tem atividade econômica, tem viabilidade, sim”.

Relembre

Segundo o projeto apresentado no ano passado pela ANTT, os dados apontam que o ramal Campo Grande a Ponta Porã teria carga reduzida, portanto, inviável.

“Eles estão falando que, em 2035, seriam 200 mil toneladas. Mas o volume de grãos na safra de 2022, só de soja, foi de 13 milhões de toneladas”, citou o deputado anteriormente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular