O DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) apreendeu, ontem (5), na zona rural de Porto Murtinho (MS), uma aeronave que era usada pelo narcotráfico desde 2021.
O avião CESSNA AIRCRAFT, prefixo PT-BPE, tinha uma ordem judicial de sequestro em aberto, que foi decretada pela 1ª Vara Federal de Corumbá há dois anos, após a “Operação Canis”, deflagrada pela Polícia Federal, que mirou uma quadrilha de tráfico internacional de cocaína.
De acordo com o DRACCO, a aeronave estava escondida em uma propriedade rural, onde tinha uma pista de pousos e decolagens clandestina. O avião era equipado para que os traficantes pudessem realizar arremessos durante o voo.
Em novembro de 2021, a “Operação Canis” desarticulou uma organização criminosa que atuava no tráfico internacional de cocaína usando as fronteiras da Bolívia e Paraguai com Mato Grosso do Sul.
No mesmo dia, a PF também deflagrou uma segunda operação, denominada Urano, que tinha o mesmo objetivo. Além de Mato Grosso do Sul, as ações também aconteceram em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.
O processo de investigação teve início em 2019 durante a tentativa de fuga do líder da organização criminosa no posto de imigração da fronteira entre Corumbá (MS) e a Bolívia.