Na última terça-feira, 11 de junho, o deputado Dr. Luiz Ovando (PP-MS) marcou presença na sessão solene da 17ª Marcha Nacional pela Vida, realizada no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento, que reuniu diversos parlamentares e ativistas, visou reafirmar o compromisso com a defesa da vida desde a concepção até a morte natural e discutir a importância do PL 1904/24, que visa a proibição do aborto no Brasil, além de defender o Estatuto do Nascituro.
Em seu discurso, Dr. Ovando, vice-líder do Partido Progressistas na Câmara dos Deputados, prestou homenagem ao Movimento Pró-Vida no Brasil, enfatizando a relevância das ações de conscientização promovidas por entidades não governamentais e suprarreligiosas. “É com muito orgulho que, em nome do Partido Progressistas, venho a esta tribuna prestar homenagem ao Movimento Pró-Vida no Brasil”, afirmou.
Médico há quase 50 anos, Dr. Luiz Ovando foi enfático ao afirmar que a vida começa no momento da concepção, citando a singularidade do código genético do nascituro. “Assim que ocorre a fecundação, cria-se um indivíduo com código genético único e impossível de ser replicado. A pessoa mantém o código genético durante toda a vida, definindo, assim, a existência de um ser humano”, disse. Ele complementou: “Deus é Deus de vida e não de morte. Atentar contra a criação de Deus é rebeldia e, isso sim, gera morte.”
Além disso, o parlamentar chamou a atenção para a necessidade de o Estado criar ambientes de acolhimento e solidariedade para as mulheres e famílias em momentos de gestação não planejada. “Em lugar de promover o aborto, convocamos o Estado a proteger a vida, criando ambientes de acolhimento e solidariedade, onde a mulher e a família recebam apoio e educação no momento em que uma nova vida vem ao mundo,” declarou.
Dr. Ovando também fez um apelo aos jovens, instando-os a preservar a vida e a resistir à vulgarização dos valores divinos. “Jovem, o apelo sexual faz parte da vida, mas a vulgarização e deturpação dos propósitos divinos, não. Não se deixe envolver por conceitos que atentam contra a vida,” advertiu, sublinhando a importância de manter-se alinhado com os propósitos divinos.
A participação do Dr. Luiz Ovando na sessão solene foi marcada por uma defesa firme pela vida, refletindo a missão que ele defende nas aulas da Escola Bíblica Dominical da Terceira Igreja Batista de Campo Grande, mostrando que a luta pela vida segue firme e forte no cenário político brasileiro.
“O homem é naturalmente bom e devemos continuar sintonizados com o propósito divino de gerar e preservar a vida,” concluiu Dr. Ovando, conclamando a todos a levantarem suas bandeiras contra o aborto e lutarem pela vida de forma determinada.