29.8 C
Campo Grande
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioCâmara MunicipalDiretor de Consórcio defende repactuação de contrato em última oitiva da CPI...

Diretor de Consórcio defende repactuação de contrato em última oitiva da CPI do Transporte

A última oitiva da terceira fase de investigações da CPI do Transporte Público, realizada nesta quarta-feira (18) na Câmara Municipal de Campo Grande, foi marcada pela defesa da repactuação do contrato do serviço feita pelo atual diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, Themis de Oliveira. No comando do consórcio desde janeiro de 2025, Themis afirmou que é necessário construir um novo acordo com o município, envolvendo a Câmara e o Ministério Público.

“É minha função e vontade dos acionistas sentar na mesa para achar um caminho e entrar em acordo com o município. Seria importante a Câmara e o Ministério Público estarem nesse acordo. É preciso fazer um grande pacto para resolver essa questão”, declarou Themis.

Durante a oitiva, Themis foi direto ao apontar que o consórcio não possui condições financeiras para renovar a frota de ônibus sem a participação do Poder Público. “Não é possível renovar a frota sem o Poder Público, que é a contraparte e tem obrigações com o consórcio. Para renovar a frota precisaria de um financiamento de R$ 170 milhões. Qualquer banco que olhar nosso balanço vai ver que temos problemas sem os aportes da Prefeitura”, afirmou.

Themis também destacou a defasagem entre a expectativa de demanda projetada na época da licitação do contrato, em 2012, e a realidade atual do sistema. Segundo ele, a previsão era de que o transporte coletivo da Capital alcançasse 85 milhões de passageiros anuais em 2024, mas o número registrado no ano passado foi menos da metade: 40 milhões.

“Perdemos passageiros ao longo dos anos. Somos cumpridores de ordens de serviço. Todas as ordens de serviço de itinerário que a Agetran manda nós cumprimos”, disse Themis.

Havia a expectativa da realização de oitiva do sócio-proprietário do Consórcio Guaicurus, Paulo Constantino. Todavia, ele apresentou atestado médico e não compareceu à Casa de Leis. Com a fala de Themis, a CPI conclui a atual fase de oitivas. Na próxima quarta-feir a(25) será realizada Audiência Pública no plenário Oliva Enciso, a partir das 13h, quando os usuários do transporte público da Capital poderão contribuir com suas declarações para a Comissão Parlamentar de Inquérito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular