Comerciantes de Campo Grande estão animados para a movimentação do comércio no Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho. De acordo com pesquisa realizada com a classe, 71,3% dos entrevistados esperam lucrar mais em comparação com o mesmo período do ano passado.
O levantamento realizado pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), mostra que 36,6% dos empresários creem que podem superar o movimento em mais de 10%; 23,7% dos respondentes acreditam que venderão até 20% mais; e quase 11% esperam faturar de 21% a 50% mais em 2023.
Para 26,7% dos empresários, o movimento será igual a 2022. E apenas 2% dos entrevistados responderam que as vendas devem ser menores este ano.
A pesquisa também mostra a expectativa dos empresários em relação ao ticket médio de vendas. Para 36,6% dos entrevistados, os consumidores devem gastar entre R$ 51 e R$100. O mesmo percentual também corresponde à parcela de empresários que esperam vender entre R$ 101 e R$ 200.
Para cerca de 17%, o valor médio do presente deve ultrapassar os R$ 200. E para um pequeno grupo, de quase 10% dos entrevistados, a expectativa de gasto para presentear a pessoa amada deve girar em torno de R$ 50.
O presidente da ACICG, Renato Paniago, afirmou que o Dia dos Namorados é a terceira data que mais movimenta os setores de comércio e serviços. Ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
“Os empresários estão otimistas e preparados para os consumidores. A maior parte dos entrevistados sinalizou que vai oferecer facilidade de pagamento e ofertas exclusivas para atrair os consumidores”, comentou Paniago.
Presentes
De acordo com levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF-MS) sobre a intenção de compras dos consumidores, 29,31% afirmaram que vão presentear seus companheiros com roupas, seguido por perfumes (25,54%), calçados (14,99%), flores (14,74%) e jóias (8,12%).
Para a economista do IPF-MS, Regiane Dedé, mais pessoas vão comemorar o 12 de junho este ano. “Quando falamos em gasto médio, o destaque principal fica para os presentes, por isso, é preciso estar atento aos fatores que vão definir as compras para traçar uma boa estratégia de vendas”, orienta a economista.
Em relação ao fator decisivo que vai definir as compras, 38,27% disseram que a qualidade do produto, 34,76% afirmaram que vão seguir a escolha do parceiro, 17,7% confessaram que vão comparar o que tiver na vitrine e apenas 3,85% vão se guiar pelas propagandas.
Participaram da pesquisa Perspectivas para o Dia dos Namorados em 2023, 101 empresários da Capital ligados aos setores de vestuário, perfumaria, eletrônicos, floricultura, gastronomia, serviços, entre outros.