A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), em parceria com a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), promoveu na noite desta quinta-feira (30) o curso “Aplicações práticas da Inteligência Artificial na Advocacia”, ministrado pelo advogado e professor Solano de Camargo.
Estiveram presentes: o presidente da OAB/MS, Bitto Pereira; a vice-presidente, Marta do Carmo Taques; o membro honorário vitalício, Mansour Elias Karmouche; o diretor tesoureiro, Fabio Nogueira Costa; o diretor-geral da ESA/MS, João Paulo Sales Delmondes; e os conselheiros Denise Tiosso Sabino, Jackeline Torres de Lima, João Paulo Calves e Nikollas Breno de Oliveira Pellat.
O presidente Bitto Pereira abriu o evento destacando a relevância do tema:
“Hoje temos uma das maiores autoridades do tema, e falar em inteligência artificial e em aplicações práticas é fundamental. É uma honra ter nosso auditório lotado, e recebe-los na casa da Advocacia”.
Em seguida, a diretora da AASP, Luciana Pereira, afirmou:
“É um prazer representar a diretoria da AASP e saudar a OAB/MS, na pessoa do presidente Bitto Pereira. Embora a AASP seja de São Paulo, temos associados em todo o Brasil. Pelo projeto AASP pelo Brasil, oferecemos formação e capacitação para advogados de todas as regiões. Hoje, discutiremos a inteligência artificial, tema cada vez mais presente no Direito, que exige conhecimento, ética e uso responsável. Nosso parceiro Solano de Camargo tem levado essa discussão pelo país, aproximando advogados das novas ferramentas tecnológicas. Convido todos a conhecer o trabalho da AASP e aproveitar ao máximo esta noite de aprendizado. Muito obrigada.”
No evento, foi assinado um convênio entre a OAB/MS, a ESA/MS e a AASP, que disponibilizará cursos de capacitação e atualização para toda a advocacia sul-mato-grossense, ampliando oportunidades de desenvolvimento profissional e atualização sobre temas relevantes do Direito.
Durante a palestra, Solano de Camargo, professor doutor de Direito Internacional da USP, pós-doutor pela Universidade de Coimbra e Mestre e Doutor pela USP, abordou fundamentos da IA generativa, engenharia de prompts, principais plataformas como ChatGPT, GPT-4.0 e Midjourney, além de exemplos de aplicação prática da IA no Direito. O advogado ressaltou a importância de discutir casos de uso, analisar prompts bem-sucedidos e estratégias de implementação.
“É uma imensa satisfação participar deste encontro. Agradeço à diretoria da AASP, na pessoa da Luciana Pereira, e a toda a diretoria da OAB/MS, na pessoa do presidente Bitto Pereira. Fico contente em ver a presença de muitos integrantes da Jovem Advocacia e estudantes, pois este é um tema que une gerações e é de extrema importância. Hoje, iremos tratar da inteligência artificial aplicada ao Direito, discutindo como podemos utilizá-la na prática. Compartilharei relatos e experiências que tenho observado como professor de Direito Internacional da USP, estudando a interseção entre direito internacional e novas tecnologias. Do ponto de vista acadêmico e também da prática observada em escritórios e departamentos jurídicos em São Paulo, surgem muitas novidades. Meu objetivo é trazer o que há de mais atual nesse campo, sabendo que novas ferramentas e aplicações podem surgir a qualquer momento”, afirmou Solano.
Também participaram representantes de comissões da OAB/MS, incluindo o presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Luciano Albuquerque Silva; a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Isabela Oliveira Saldanha; o presidente da Comissão de Direito Registral e Notarial, Felipe Pedra Brum; e o presidente da Comissão de Relações Internacionais e Institucionais, Jhonny Cristaldo de Oliveira.
O curso reforça o compromisso da OAB/MS, ESA/MS e AASP com a formação contínua e o fortalecimento da advocacia sul-mato-grossense, aproximando profissionais das novas tecnologias aplicáveis ao Direito.


