26.8 C
Campo Grande
sábado, dezembro 13, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioCâmara MunicipalCurso de Libras ofertado pela Câmara forma 23 alunos e fortalece inclusão...

Curso de Libras ofertado pela Câmara forma 23 alunos e fortalece inclusão da comunidade surda

A Câmara Municipal de Campo Grande promoveu, na manhã desta sexta-feira, dia 12, a entrega de certificados de conclusão do curso Noções Básicas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) a 23 alunos, entre servidores e pessoas da comunidade. O curso iniciou em abril, com aulas semanais, ministradas pelas professoras Intérpretes de Libras, Janaína Saraiva e Helga Pereira, servidoras efetivas da Casa de Leis. O ensinamento representa um passo importante para inclusão e acessibilidade da comunidade surda.

A comunicação com o colega de trabalho, com o vizinho no condomínio ou no atendimento ao público são alguns dos resultados práticos do aprendizado dos alunos, com reflexo na comunidade. “Para a pessoa surda, o curso de Libras é essencial, porque quando a pessoa chega e é recebida por alguém que sabe, mesmo que o básico, e consegue recepcionar essa pessoa, é uma alegria imensa. Você fala com alguém na sua língua. Então, como professora, como profissional aqui da Casa, eu fico muito feliz, muito satisfeita em ter trabalhado durante esse ano com os alunos”, afirmou Janaína Saraiva.

“É mais um avanço na questão da acessibilidade, da inclusão. Aqueles que conhecem o meu trabalho sabem que, desde o primeiro mandato, a gente tem trabalhado fortalecendo as políticas públicas de inclusão, acessibilidade, garantindo o direito da pessoa com deficiência. Quando alguém vem a um órgão público, a pessoa surda, com seus familiares, e não consegue acesso por conta da falta da linguagem, da comunicação, isso é interrupção de direitos, é a negativa de direitos que já estão previstos em legislações”, disse o vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara. Ele salientou a valorização da causa da inclusão pela Casa de Leis.

O vereador Jean Ferreira, que participou da cerimônia de formatura dos alunos, ressaltou o papel do Legislativo Municipal. “A Câmara é a Casa do Povo e precisa garantir o desenvolvimento da nossa capital. E a melhor maneira de a gente garantir esse desenvolvimento é sem deixar ninguém para trás. Então, quando a gente promove um curso de Libras, é justamente para promover a inclusão, a cidadania, mas principalmente, colocar essas pessoas no centro do debate político e do desenvolvimento”.

Há 29 anos trabalhando como garçom na Câmara Municipal, Adilson Francisco da Silva procurou o curso para estar mais preparado para atender toda a população. “Um pouquinho que a gente aprende, eu acredito que já pode fazer a diferença. É muito gratificante porque integra cada vez mais a sociedade”, afirmou.

O assessor parlamentar Kaio Venze discursou em nome dos formados enfatizou a importância do aprendizado. “Eu já trabalho com comunicação. Então, para mim, quanto mais a gente puder comunicar e incluir todo mundo é muito melhor. Aprender Libras é uma forma de cada vez mais derrubar esses muros, construir uma inclusão mais real, mais palpável, para que a gente consiga sempre estar ao lado de quem mais precisa”, disse, ao agradecer pela oportunidade de aprendizado.

O vereador Marquinhos Trad, que também acompanhou a solenidade, destacou que os alunos derrubaram barreiras. “Vocês foram além de um simples aprendizado, além da movimentação das mãos, aprenderam ensinamentos e comunicação com empatia, respeito e inclusão. É isso que o mundo precisa, uma sociedade mais solidária”, enfatizou.

Para a empreendedora Clarissa Novaes, o curso oferecido gratuitamente pela Câmara foi a oportunidade para ter o primeiro contato com Libras. Agora, a meta é buscar uma faculdade na área e ampliar o conhecimento. “Aprendi muito e quero seguir nessa área. As professoras foram ótimas, no orientaram muito. Mesmo em um curso básico, já consigo enxergar de longe algum surdo e antes eu sequer percebia”, relata.

Curso

O Curso de Libras deve ser oferecido novamente pela Câmara Municipal, no próximo ano, de forma gratuita. As datas de inscrição serão divulgadas no site da Casa de Leis. “A grande importância desse curso é a responsabilidade que a Gestão da Presidência da Casa tem em relação a ser humanizada e inclusiva. Esses formandos de hoje não estão levando simplesmente um certificado, eles estão levando uma nova forma de se comunicar com um determinado grupo de pessoas, que vai fazer a diferença na vida deles com toda certeza”, afirmou Silvio de Andrade, diretor da Escola do Legislativo.

A Câmara Municipal conta com interpretação de Libras em todas as sessões ordinárias e Audiências Públicas, transmitidas pela TV Câmara no canal 7.3 e no Youtube da Casa de Leis. A equipe conta com os intérpretes Janaina Saraiva, Helga Pereira e André Amaral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular