Buscar papéis na impressora, pegar aquele cafezinho e ser responsabilizado pelos deslizes nas execuções das tarefas não são nem de longe as (únicas) funções dos estagiários. Foco de muitas brincadeiras no meio corporativo, a função frequentemente vira meme nas redes sociais e também entre os colegas de trabalho, mas precisamos deixar claro o que realmente faz um estagiário.
Aprender, criar, contribuir e aperfeiçoar são excelentes palavras para definir o que o estagiário representa no time. Quem nunca brincou com o colega da equipe que atire a primeira pedra, mas vamos reconhecer que o estagiário é braço direito perfeito para ajudar a executar qualquer tipo de tarefa. Uma mente aberta, disposta a aprender e descobrir novas habilidades pode ser a chave de sucesso para muitas empresas que apostam no estágio para complementar seu quadro de colaboradores.
Eduardo Darmanceff, de 20 anos, compõe o time de criação da equipe de comunicação da Dicom (Diretoria de Comunicação e Marketing) da Fiems e conta com bom humor as histórias do estágio. “Já estou no meu terceiro estágio. Eu amo trabalhar e isso faz muita diferença na minha rotina, mas claro que todo estagiário passa por perrengues, especialmente no início. Eu lembro que nos meus primeiros dias como estagiário, tinha que fazer um QRCode para um evento, na época eu não sabia o que era, me confundi e no fim deu tudo errado, foi uma confusão”, lembra.
Mesmo com as lembranças engraçadas, Eduardo reforça o quanto a experiência no estágio tem sido gratificante. “Aprender coisas novas, aperfeiçoar o que aprendo no curso, é muito importante para mim”.
Acadêmico do 8° Semestre de Publicidade e Marketing, Eduardo não tem medo de desafios e, com a experiência do estágio, se sente bem mais preparado para o que irá enfrentar no mercado de trabalho depois que se formar. “O estágio me fez colocar os pés no chão, entender o que realmente é a minha profissão, entender na prática o que eu preciso saber para ser um bom publicitário”, completou.
Outro estagiário que tem dado um show de desempenho na equipe é Paulo Tavares de Aderno. Com 26 anos, ele cursa o 8° semestre de Economia e é o braço direito das finanças e soluções de problemas no setor. “Esse é o meu primeiro estágio. Economia é um curso bastante teórico e ter essa noção prática de como tudo funciona tem feito toda diferença”.
Paulo também comenta sobre as cobranças e todas as responsabilidades que a função traz. Em relação a isso o aprendizado foi ainda maior. “Saber lidar com cobranças e responsabilidades é fundamental, tenho aprendido muito. Ser estagiário foi muito além das minhas expectativas”, disse.
Vantagens para acadêmicos e empresas
Eduardo, Paulo e tantos outros estagiários que fazem a diferença em equipes de todos os formatos e setores demonstram o quanto a experiência é positiva, tanto para o estudante, como para a empresa que contrata, que percebem já no primeiro contato como essa parceria tem tudo para dar certo.
Segundo a gerente de gestão e negócios do IEL, Jackeline Magalhães, o estágio é a oportunidade que o estudante tem para entrar no mercado de trabalho, de ter a chance de aprender na prática o que ele vê na teoria. “Para as empresas, uma mente jovem e cheia de ideias pode somar muito ao ambiente profissional, é uma integração em que todos são beneficiados”, explicou.
Só em 2022, o Instituto já encaminhou 2.021 estudantes para o mercado de trabalho em Mato Grosso do Sul, 1.585 só na capital. Semanalmente o IEL divulga as vagas disponíveis e diariamente recebe os cadastros dos currículos dos interessados em ocupar uma dessas oportunidades. É só ficar de olho!
Aproveite e confira as vagas de estágio disponíveis pelo IEL nesta semana
Para quem busca uma vaga de estágio, nesta semana, o IEL disponibiliza 100 oportunidades para Campo Grande, Dourados, Itaporã e Ribas do Rio Pardo em diversas áreas do ensino superior e também para nível médio. Os interessados podem se inscrever pelo link http://sne.iel.org.br/sne/ms. Basta acessar, preencher o formulário e cadastrar o currículo.
Campo Grande
A capital tem 93 oportunidades nas áreas de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Eletroeletrônica, Direito, Letras, Marketing, Engenharia de Produção, Ensino Médio, Marketing, Arquitetura, Turismo, Social Mídia e Técnico em Segurança do Trabalho e Recursos Humanos.
Dourados
Na segunda maior cidade do estado, são 5 vagas nas áreas de Farmácia, Psicologia/ Pedagogia, Artes e Ciências Contábeis.
Ribas do Rio Pardo
No município tem uma oportunidade para Recursos Humanos.
Itaporã
Em Itaporã estudantes de administração podem concorrer a uma vaga.
Serviço – Mais informações pelo site www.iel.org.br ou pelos telefones (67) 99277-4574 e (67) 3044-2114